sábado, 23 de fevereiro de 2013

OAB-CE envia ofício ao TJCE pedindo celeridade na nomeação de juízes para Juazeiro do Norte e Acopiara

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, enviou, na tarde desta quinta-feira, 21 de fevereiro, junto com o presidente da OAB Subseção Juazeiro do Norte, Cláuver Rennê Luciano Barreto, ofício ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) pedindo celeridade na nomeação de juiz da Vara Única de Família e Sucessões da Comarca desta cidade.

No último dia 7 de fevereiro, ofício semelhante havia sido enviado pela OAB-CE ao TJCE pedindo, também, celeridade na votação de Juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Acopiara.

De acordo com os documentos enviados ao TJCE, a situação tem causado um enorme transtorno aos advogados atuantes nas Comarcas, bem como à comunidade em geral, uma vez que não existe juiz titular, nem outro juiz respondendo pela vara, prejudicando o andamento rápido dos processos.

A ausência de magistrado nas referidas Comarcas têm sido determinante para tornar precária a condição de funcionamento do judiciário em Juazeiro do Norte e Acopiara, ocasionando atraso, remarcação de audiências cíveis e criminais, e acúmulo de processos aguardando julgamento, o que vai de encontro ao direito fundamental à razoável duração do processo, inserto no inciso LXXVIII do art. 5º da Constituição Federal.

A justificativa ao requerer celeridade na escolha dos juízes por parte da OAB-CE está em conformidade com a missão da instituição, explícita no art. 44 da Lei nº. 8.906/94, em que tem a missão “de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os Direitos Humanos, a Justiça Social e pugnar pela boa aplicação das Leis, pela rápida administração da Justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, bem como de promover com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil”.

Tiririca pinta o cabelo e a barba de loiro e fica parecido com Neymar

 

O humorista e deputado Tiririca (PR-SP), de 47 anos, tingiu os cabelos e a barba de loiro e ficou com um visual semelhante ao do jogador Neymar, de 21 anos. Uma foto com o novo look foi publicada nesta terça-feira (19) no Instagram.

Quem revelou a nova cara do palhaço foi o ex-pugilista Acelino "Popó" Freitas, de 37 anos. Popó, também deputado federal (PRB-BA), acompanhou o colega da Assembleia no barbeiro e publicou o resultado na rede social.

“Olha o visual novo do Tiririca e o seu barbeiro”, escreveu o ex-pugilista. Um seguidor não perdeu tempo e retrucou: “O Neymar de Brasília?? Hahaha”. “Não acredito...kkkkkkkkkk @njunior11”, afirmou outro.

Em entrevista ao Estado de São Paulo, Tiririca afirmou: “Eu tingi porque eu quis. Eu sou um cara artista e o cabelo é meu (...) Eu também gosto do Neymar, sou fã do garoto. Eu disse: ‘Você (o jogador do Santos) não vai ficar só nessa não’, e entrei de cabeça”.

Família lamenta morte de mãe do cantor Gilberto Gil

A morte da mãe do cantor Gilberto Gil, Claudina Passos Gil Moreira, de 99 anos repercutiu entre os famosos. Dona Coló, como era conhecida, estava internada no Hospital Português em Salvador com quadro grave de pneumonia e dificuldades de respiração. Ela morreu na manhã deste sábado (23) de falência múltipla dos órgãos.

Gilberto Gil aparece em foto com a mãe. Dona Claudina, de 98 anos, foi ver um show do filho na BahiaA esposa do cantor, Flora Gil, usou o Twitter para comunicar a morte da sogra: "Em tempos virtuais 'usar' a rede para falar de morte é para mim ainda muito estranho. Mas como a mãe de Gil, Dona Claudina, morreu hoje pela manha, quero que todos os nossos amigos fiquem sabendo, uso a rede para facilitar a comunicação e avisá-los que o enterro será amanhã às 10 horas da manhã no cemitério Jardim da Saudade em Salvador".

De férias em Fernando de Noronha, Preta Gil  escreveu uma mensagem no Twitter lamentou a morte da avó: "Dona Claudina uma avó mais do que perfeita uma mãe zelosa, uma saudade que não cabe em meu peito, lembranças que me emocionam , minha vovó Coló descanse em paz, a natureza e imensidão de Deus me confortam !!".

Yoani diz que se sentiu amordaçada por manifestantes Brasileiros

Yoani Sanchez, durante palestra em São Paulo, nesta quinta-feira (21) (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)Recebida com repúdio por manifestantes brasileiros contrários às criticas que faz ao governo de Fidel Castro, a blogueira cubana Yoani Sanchez disse, em entrevista exclusiva ao G1 na manhã desta sexta-feira (22), que se sentiu amordaçada durante os protestos. “São perguntas muito agressivas, uma campanhas de difamação, e não me deixam responder. Com minhas palavras eu poderia derrubar muitas dessas mentiras. Por isso querem me amordaçar. Mas por sorte, também tive acesso a muitos microfones e possibilidades de me explicar.”

Ela não esconde a frustração e assume que teve medo. “Temi agressões físicas, mas não os dos questionamentos. Gostaria de debater com essas pessoas que têm perguntas incômodas, mas elas não querem respostas.”

Na quinta-feira (21), o tumulto após o encontro entre grupos anti e pró-blogueira resultou no encerramento prematuro de evento em livraria na Zona Sul de São Paulo. Hoje, a sessão de autógrafos de seu livro [“De Cuba, com carinho”, lançado em 2009 pela editoria Contexto] seguida de debate em livraria na Zona Oeste da cidade, também foi cancelada. No início da semana, ela enfrentou protestos ao passar por Feira de Santana, na Bahia.

Para ela, o contato com os manifestantes não borrou a imagem que tinha da democracia brasileira. Embora questione a falta de fôlego do que considera um grupo de pessoas que "nunca esteve em Cuba" tampouco lê seu blog, endossa – e até inveja – o valor dado à liberdade de expressão.

“Foi uma maneira de comprovar como funciona na prática o Estado democrático. Eu ficaria muito feliz se em meu país pudéssemos sair pelas ruas e protestar contra o uma declaração de um funcionário do governo. Impedir que a informação flua é fanatismo. Essas pessoas falam com base em estereótipos e clichês. A elas recomendo que passem um tempo na Cuba real, não destinada aos turistas. Com mercado racionado, falta de liberdades, dualidade monetária, asfixia política, asfixia econômica, expressiva, e vamos ver quantos desses continuaram pensando dessa forma.”

protesto yoani (Foto: Leo Martins/Frame/Estadão Conteúdo)Tumulto e protesto conra a cubana Yoani em livraria na Zona Sul de São Paulo (Foto: Leo Martins/Frame/Estadão Conteúdo)

A cubana defende uma transição política para Cuba, mas não crê que o país sofrerá alterações após a morte de Fidel Castro. E garante que não pretende, em nenhum momento, ocupar um cargo político em um sonhado regime democrático. “Não me vejo no futuro em cargo político, ou paralmento. Me vejo trabalhando na imprensa. Cuba precisa de um jornal que narre a vida real, revise o passado e projete o futuro.”

Mineira
Nem só de animosidades ficará marcada a visita da dissidente ao Brasil. Ao menos não para ela. A cubana se declarou encantada pelo sabor do pão de queijo. Em visita ao Rio de Janeiro, onde desembarca neste domingo (24), espera provar mais da gastronomia do país. “Não tive muito tempo livre, mas gosto de navegar pela internet, ler os jornais e comer pão de queijo.”

Além do quitute, a Yoani ressaltou o carinho de boa parte dos brasileiros. “É muito gostoso caminhar pelas ruas, conversar com as pessoas, gente de todos os extratos sociais falaram comigo, manifestaram apoio, solidariedade, muito mais do que críticas.” 

Pelo mundo
Depois do Brasil, ela passará pela República Tcheca e Alemanha, e EUA. Yoni deve ficar quase 80 dias longe de Cuba. A incursão internacional, segundo ela, foi custeada por amigos, instituições filantrópicas, Anistia Internacional, e parentes – a passagem para Miami ela ganhou de presente da irmã, farmacêutica que mora nos EUA, a quem não vê há um ano e meio.

“Muitas pessoas se disponibilizaram a ajudar, e arrecadaram fundos para viabilizar minhas viagens. Não recebi um centavo de nenhum partido político ou governo.”

Questionada se a popularidade do blog teria alterado sua vida financeira, a blogueira resumiu: “Minha vida mudou para o bem e para o mal. Vivo com mais intensidade, tenho dias muito loucos, mas não me arrependo.”