terça-feira, 5 de março de 2013

Presidente do STF diz para repórter do 'Estado' ir 'chafurdar no lixo'

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, chamou de "palhaço" e mandou "chafurdar no lixo" o repórter do Estado. O ministro irritou-se ao ser abordado nesta terça-feira, 5, na saída da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ouça o que o presidente do STF disse ao repórter do Estado

Os jornalistas esperavam ao final da sessão para ouvi-lo sobre as críticas que recebeu das associações de classe da magistratura em nota divulgada no final de semana. Antes que a primeira pergunta fosse feita, Barbosa atacou.

O repórter apenas iniciou a pergunta: "Presidente, como o senhor está vendo...". Barbosa o interrompeu e não deixou que terminasse a pergunta: "Não estou vendo nada". O repórter tentou fazer nova pergunta, mas novamente foi impedido. "Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre".

O jornalista tentou questionar a razão do comportamento do ministro. "Que é isso ministro, o que houve?". Ainda exaltado, Joaquim Barbosa prosseguiu. "Estou pedindo, me deixe em paz. Já disse várias vezes ao senhor", disse. O repórter disse que apenas lhe fazia uma pergunta, o que é parte de seu trabalho.

No mesmo tom, Barbosa afirmou que não responderia as perguntas. "Eu não tenho nada a lhe dizer, não quero nem saber do que o senhor está tratando", afirmou.

O assessor de imprensa do ministro tentou tirá-lo do lugar, pedindo para que o ministro seguisse em frente. E quando estava à porta do elevador, na frente dos jornalistas, chamou o repórter de "palhaço".

O presidente do STF foi criticado pelas associações de magistrados pelas críticas que fez aos juízes em entrevista concedida na semana passada a agências internacionais. Barbosa afirmou que os juízes brasileiros são pró status quo e pró impunidade.

Na nota, as associações argumentaram que as declarações do presidente do Supremo foram preconceituosas, generalistas, superficiais e desrespeitosas.

Veja a nota oficial emitida pelo STF:

"Brasília, 05 de março de 2013

Em nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Joaquim Barbosa, peço desculpas aos profissionais de imprensa pelo episódio ocorrido hoje, quando após uma longa sessão do Conselho Nacional de Justiça, o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do Ministro com a imprensa.

O ministro Joaquim reafirma sua crença no importante papel desempenhado pela imprensa em uma democracia. Seu apego à liberdade de opinião está expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos. Seu respeito pelos profissionais de imprensa traduz-se em iniciativas como o diálogo que iniciará no próximo dia 07 de março, quando receberá em audiência o Sr. Carlos Lauria, representante do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), ONG com sede em Nova Iorque.

Wellington Geraldo Silva

Secretário de Comunicação Social - SCO

Supremo Tribunal Federal"

Fonte: Estadão.com.br

Kaká retorna à Seleção Brasileira para amistosos contra Itália e Rússia

Rio de Janeiro, 5 mar (EFE).- Luiz Felipe Scolari anunciou nesta terça-feira a lista de jogadores para os amistosos da seleção brasileira contra as seleções italiana e russa, no fim deste mês, com o retorno de Kaká, do Real Madrid, aparecendo como principal destaque.

A convocação realizada em um hotel da zona sul do Rio de Janeiro, é para os jogos contra Itália, no dia 21 de março, em Genebra, na Suíça, e Rússia, no dia 25, em Londres, na Inglaterra.

Além de Kaká, que não havia sido convocado para a reestreia de Felipão contra a seleção inglesa. Outra novidade é o atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid, chamado pela primeira vez. Já a ausência mais sentida, é a do meia Ronaldinho Gaúcho, do Atlético Mineiro.

Sobre o atacante 'colchonero', o técnico revelou que já havia uma observação anterior e que não havia dúvidas sobre a possível convocação de Diego Costa desde o primeiro contato entre ambos: "A alegria que ele demonstrou no meu primeiro telefonema, me deixou feliz da vida".

Ao todo, oito jogadores foram relacionados pela primeira vez por Felipão: Diego Cavalieri (Fluminense), Marcelo (Real Madrid), Dedé (Vasco), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Fernando (Grêmio), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Kaká (Real Madrid), Diego Costa (Atlético de Madrid) e Jean (Fluminense). Este último foi incorporado ao elenco para o jogo contra a Inglaterra, devido à lesão de Hernanes.

Elogiada na primeira convocação, a presença apenas de volantes "leves", com características de sair para o jogo, não foi mantida, Dois jogadores da posição com maior característica de marcação foram chamados, no caso, Fernando e Luiz Gustavo.

Sem falar especificamente sobre a formação tática para estas duas partidas, Felipão foi enfático ao dizer que não gostou da atuação contra a seleção inglesa, mas que antes de definir jogadores, precisará organizar o time.

"Eu acho que tenho que definir a forma que vamos jogar, independente de A, B ou C. Duas situações táticas e a partir daí, trabalhar com os jogadores que temos que trabalhar. O coletivo é mais importante que qualquer outra coisa. A partir disso, acertaremos alguns detalhes de posicionamento".

Lista de convocados para os jogos contra Itália e Rússia:.

Goleiros: Diego Cavalieri (Fluminense) e Julio César (Queens Park Rangers-ING).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid-ESP) e Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP).

Zagueiros: Dedé (Vasco), Dante (Bayern de Munique-ALE), David Luiz (Chelsea-ING) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA).

Meias: Hernanes (Lazio-ITA), Fernando (Grêmio), Kaká (Real Madrid-ESP), Lucas (Paris Saint-Germain-FRA, Luiz Gustavo (Bayern de Munique-ALE), Oscar (Chelsea-ING), Paulinho (Corinthians), Ramires (Chelsea-ING) e Jean (Fluminense).

Atacantes: Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit) e Diego Costa (Atlético de Madrid-ESP). EFE

Fonte: Yahoo Notícias