segunda-feira, 11 de março de 2013

Neymar concorre a atleta revelação no Oscar do Esporte Mundial

RIO - Com três brasileiros entre os finalistas – Neymar e os atletas paralímpicos Daniel Dias e Alan Fonteles – será entregue nesta segunda-feira à noite, no Rio, o Prêmio Laureus, considerado o Oscar do Esporte. A cerimônia, no Teatro Municipal, contará com a presença de estrelas como o nadador americano Michael Phelps.Neymar concorre a atleta revelação no 'Oscar' do Esporte

O Laureus foi criado em 2000 e pela primeira vez a cerimônia será num país da América do Sul. Entre os indicados também estão Lionel Messi, Usain Bolt, Sebastian Vettel e Serena Williams, além de equipes como a seleção da Espanha de futebol e equipe americana de basquete.

Serão premiados atletas em sete categorias. Cada uma delas tem seis finalistas. Vários concorrentes não deverão comparecer à festa de hoje, por conta de compromissos profissionais. Na categoria principal, a de esportista masculino, o Laureus está entre Phelps, Messi, Vettel, o jamaicano Usain Bolt, além dos britânicos Mo Farah (atletismo) e Bradley Wiggins (ciclismo).

A disputa de melhor esportista feminina tem três representantes do atletismo – Jessica Ennis, do Reino Unido, Allyson Felix, dos EUA, e a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce –, a tenista Serena Williams, a nadadora americana Missy Franklin e sua compatriota Lindsey Vonn, esquiadora.

A seleção espanhola de futebol e a americana de basquete têm entre os adversários na briga para ser a melhor equipe o time de tênis de mesa da China, a equipe europeia da Ryder Cup (golfe) e Red Bull, da Fórmula 1. Neymar concorre como revelação. Disputam com ele o tenista britânico Andy Murray, de 25 anos ouro olímpico nos Jogos de Londres e chegou à final de Wimbledon em 2012), o nadador francês Yannick Agnel, o ginasta americano Gabby Douglas, o atleta de Granada Kirani James e o nadador chinês Ye Shiwen.

Daniel Dias, da natação, e Alan Fonteles, do atletismo, disputam o Laureus para atletas com deficiência com o canadense Patrick Anderson (basquete em cadeira de rodas), o italiano Alex Zanardi, ex-piloto de F-1 e Indy e hoje ciclista, além dos velocistas Johanna Benson (Namíbia) e David Weir (Grã-Bretanha).

Dias tenta o bicampeonato, pois em 2009 foi eleito o melhor para-atleta. Outros brasileiros que já ganharam o Laureus foram Ronaldo (melhor retorno, em 2003), Bob Burnquist (melhor atleta de esportes radicais, em 2202), Raí (no ano passado levou o prêmio especial na categoria Esporte para o Bem) e Pelé (na primeira edição, em 2000, como prêmio pela carreira).

A seleção brasileira pentacampeã mundial em 2002 foi eleita a melhor equipe e ganhou o Laureus no ano seguinte. Também serão premiados esta noite o melhor atletas de esportes radicais e o que teve o melhor retorno à carreira. Os premiados com Laureus são escolhidos pela Academia Laureus, formada por 46 dos melhores atletas masculinos e femininos da história. Um brasileiro faz parte do júri: Emerson Fittipaldi. Ele tem a companhia de Franz Beckenbauer, Nadia Comaneci, Sergei Bubka e Sean Fitzpatrick, capitão dos All Blacks, a equipe de rúgbi da Nova Zelândia, que já está no Rio e ontem visitou projeto esportivo para jovens no Complexo da Maré.

Fonte. ESTADÃO