quinta-feira, 18 de abril de 2013

Explosão deixa 60 mortos e centenas de feridos em fábrica no Texas

foto1

Uma violenta explosão em uma fábrica de fertilizantes devastou nesta quarta-feira a localidade texana de West, na região de Waco, deixando dezenas de mortos e feridos, informaram as redes de TV dos Estados Unidos.

Segundo o canal de TV local KWTX, que cita o diretor dos serviços de emergência de West, George Smith, a detonação provocou entre 60 e 70 mortos e mais de 100 feridos. A explosão ocorreu por volta das 20H00 local (22H00 Brasília) e devastou a fábrica Fertilizer em West, nos arredores de Waco, disse à AFP o porta-voz dos bombeiros Don Yeager.

Uma unidade de atendimento de emergência foi montada em um campo de futebol americano próximo ao local da tragédia, de onde os feridos eram levados para os hospitais da região. As autoridades locais confirmaram que mais de 60 feridos foram atendidos em hospitais e segundo um socorrista, que pediu para não ser identificado, ao menos 40 feridos estão em estado muito grave.

Entre as vítimas há vários bombeiros que combatiam um incêndio na fábrica de fertilizantes em West, localidade de 2.500 habitantes na região de Waco, revelaram testemunhas.

A enorme detonação foi ouvida a dezenas de quilômetros de distância e provocou uma bola de fogo de uns 30 metros de diâmetro sobre a fábrica. A CNN informou que mais de 50 residências foram destruídas. Yeager revelou que as chamas atingiram vários prédio sem torno da fábrica de fertilizantes. Na região há um asilo, uma escola e um condomínio com vários apartamentos.

O vento na região complicava o trabalho dos bombeiros e espalhava as substâncias tóxicas provenientes dos escombros da fábrica. O cheiro de amônia era muito forte na zona.

As autoridades ordenaram a saída de centenas de pessoas que vivem na região, e ao menos metade da população de West teve que abandonar suas casas, enquanto a direção do vento era monitorada para determinar futuras evacuações diante do risco de gases tóxicos.

A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama acompanha de perto a situação.

Bill Bohannan, que visitava seus pais em West, disse que a explosão foi imensa: "Estava ao lado do meu carro, com minha namorada, quando ocorreu a detonação. Cada casa em uns quatro quarteirões foi afetada".

Crystal Anthony, que integra a junta do distrito escolar de West, revelou que ela e a filha foram "jogadas" no chão pela força da explosão, mesmo estando a várias quadras da fábrica de fertilizantes. "Um asilo foi destruído, e há ainda um complexo de apartamentos e a escola (secundária de West) que se incendiou", revelou Anthony, acrescentando que vários idosos e moradores dos prédios atingidos foram levados a um campo de futebol e a um ginásio.

Segundo sismólogos, a explosão provocou um tremor de 2,1 graus de magnitude, que foi percebido em várias cidades vizinhas.

A Federal Aviation Administration (FAA) proibiu os voos abaixo de 3 mil pés sobre a região do acidente. "Começou com um pequeno incêndio e a água entrou em contato com o amoníaco", depois ocorreu uma enorme explosão, revelou o recepcionista de um hotel próximo.

"Eu moro a 300 metros da fábrica e os vidros das minhas janelas foram destruídos", disse Jason Shelton, um habitante de West, ao canal Dallas Morning.

O incidente ocorre após os Estados Unidos serem abalados pelo atentado que na segunda-feira deixou três mortos e mais de 180 feridos durante a maratona de Boston, e pela revelação de que cartas com veneno foram enviadas a Obama e a um senador americano.

A próxima sexta-feira marca o 20º aniversário da morte de 80 pessoas em Waco como resultado do assalto das autoridades contra o rancho da seita dos 'Davidianos'.

 

Explosão no Texas