terça-feira, 9 de abril de 2013

Jacarés são encontrados no Lago Jacarey, área residencial de Fortaleza

jacare2

Dois jacarés de papo amarelo despertam a atenção de moradores do Lago Jacarey, no Bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. De acordo o chefe de fiscalização do Ibama no Ceará, Roufran Ribeiro, os dois répteis foram colocados no lago por um morador que os criava em casa. O lago é cercado por um calçadão e residências.

Apesar de serem conhecidos como animais perigosos, segundo o chefe de Fiscalização do Ibama, os dois não oferecem risco porque são de pequeno porte. "O que nós ficamos sabendo é que os dois foram colocados na água por um morador que os criava em casa. Eles são pequenos e não oferecem perigo para ninguém", disse.

Ainda segundo Roufran Ribeiro, o Ibama vai aguardar um posicionamento da Defesa Civil e Corpo dos Bombeiros para poder encaminhá-los para um local apropriado. "Vamos esperar uma equipe do corpo de bombeiros ir até o local e retirá-los. Somente depois vamos encaminhá-los para um habitat natural", disse.

 

Jacaré não representa perigo

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Leandro Nogueira, o órgão só pode capturar o animal se o mesmo sair da lagoa e invadir outras áreas como calçadas e rua. "Tão logo ele sair do seu habitat natural que é o lago e venha circular nos calcadões, ou até mesmo invadir o asfalto, aí nós vamos fazer a captura. Por enquanto, ele não oferece nenhum perigo por se tratar de um jacaré de pequeno porte", disse.

Enquanto nenhuma providência é tomada pelos órgãos de fiscalização, a permanência do jacaré no lago divide a opinião dos moradores. Para o aposentado Moacir Rosa, é interessante ter um jacaré por perto, no momento da caminhada.  "Ele é interessante e aos poucos começa a aparecer. Vai ser legal ter um bicho desses por aqui. Sempre que eu caminho eu jogo pão para os peixes e para ele também", afirmou.

Já a psicologa Fátima Guabiraba conta que o jacaré é perigoso e está aos poucos acabando com a fauna do local. "Nós tínhamos aqui cinco marrecos e pássaros. O jacaré já comeu todos. Com isso, as aves estão desaparecendo", disse.

O jacaré de papo amarelo tem couro da barriga amarelo e o corpo coberto por placas muito duras. A cauda tem a forma de serra e é forte como um chicote. A fêmea pode colocar até 30 ovos e vive por cerca de 50 anos.