sexta-feira, 22 de março de 2013

Coreia do Norte ameaça atacar bases americanas no Japão

ng2448726A Coreia do Norte ameaçou hoje atacar as bases norte-americanas no Japão e em Guam em resposta aos voos de treino dos bombardeiros dos Estados Unidos B-52 sobre a Coreia do Sul no âmbito de manobras militares conjuntas.

"Os Estados Unidos não devem esquecer que a base Anderson em Guam, de onde descolam os B-52, bem como as bases navais na ilha principal do Japão e em Okinawa, estão todas ao alcance" dos nossos ataques, declarou o comandante supremo do Exército norte-coreano em comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

Washington e Seul estão a realizar manobras militares conjuntas anuais e os Estados Unidos revelaram no início da semana que elas incluiriam voos de treino de bombardeiros B-52, capazes de lançar bombas convencionais e nucleares.

Pyongyang alertou na quarta-feira que iria responder de forma ativa se os voos dos B-52 se realizassem.

Não é a primeira vez que os Estados Unidos efetuam voos de treino dos B-52 no espaço aéreo sul-coreano, mas o Pentágono decidiu desta vez sublinhar a situação para enviar "um sinal muito forte" a Pyongyang do compromisso de Washington de proteger o seu aliado, a Coreia do Sul.

Há várias semanas que a tensão aumenta na península coreana, depois das novas sanções adotadas pela ONU na sequência do terceiro teste nuclear levado a cabo por Pyongyang.