sexta-feira, 22 de março de 2013

PROJETO DE RENOVAÇÃO - PSDB quer reconstruir sigla no CE

A intenção do partido é mobilizar novas lideranças, reformular propostas e ampliar os diretórios municipais

Diante da criação de novos partidos e da perda de espaço no Ceará, o PSDB está se articulando para, através de um projeto nacional da legenda, reconstruir sua força política no Estado. O presidente estadual da sigla e candidato derrotado à Prefeitura de Fortaleza, Marcos Cals, diz que a intenção é ampliar o número de diretórios municipais, remodelar a proposta política do partido e atrair novas lideranças regionais, já com vistas às eleições de 2014.
clip_image001
O presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, afirma que o partido quer ampliar o número de diretórios municipais de 90 para 130 no Ceará FOTO: KID JÚNIOR
De acordo com Cals, houve, nos últimos anos, uma fragilização da sigla no Estado, apesar de o PSDB ser "o maior partido de oposição do Ceará". A criação do PSD, no final de 2011, também trouxe duras penas às lideranças tucanas, já que a nova legenda atraiu um deputado federal, três estaduais e cinco suplentes de deputado estadual do PSDB no Ceará. "Muitas pessoas precisam estar à sombra de poder", dispara Marcos Cals, referindo-se às trocas de partido por suposta "conveniência".
Como as articulações políticas nos municípios são lideradas, muitas vezes, por esses parlamentares das esferas estadual e nacional, o dirigente tucano atribui a essas migrações partidárias o desempenho da sigla no último pleito. Para se ter uma ideia, a legenda reduziu o número de prefeituras no Estado à metade, passando de 26 para 13 gestões municipais. Atualmente, o partido tem 15 vice-prefeitos e 175 vereadores no Ceará.
Após uma década de Governo do Partido dos Trabalhadores no âmbito nacional, lideranças do PSDB se veem pressionadas a renovar estratégias, reformular discursos e atrair militantes jovens. "Entendemos que precisa haver uma orientação apresentada pela executiva nacional para difundirmos nos estados e para que consigamos agregar pessoas para o novo projeto Brasil", opina Marcos Cals.

Nacional

Para que o partido amplie sua atuação política, o dirigente estadual afirma que é necessário ter um algo a mais a oferecer. Esse suporte seria um projeto nacional, que, segundo ele, está sendo pensado por Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves, a ser adaptado para a realidade dos estados. "Se convocar as pessoas sem um projeto com clareza e perspectiva, a tendência é haver um esvaziamento", justifica.
Sobre o fortalecimento das legendas diante da enxurrada de novos partidos, Cals admite que os dirigentes devem estar atentos ao processo de renovação das agremiações. "Só vejo uma saída: mudar o atual para agregar as pessoas. Você faz a reunião, mas se não tiver uma proposta, não agrega", expõe.
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, único representante do PSDB na bancada federal do Ceará, reforça a necessidade de "regionalizar o debate". Para ele, é preciso que temas como a divisão de royalties e obras inacabadas pelo Governo Federal, a exemplo da Transnordestina e Transposição do Rio São Francisco, entrem em evidência para que o partido tenha condições de elaborar um novo projeto de gestão baseado nestas demandas. "Não podemos viver só de Bolsa Família", critica.

Disputas

Raimundo Gomes de Matos também minimizou as disputas internas do partido, protagonizadas por lideranças nacionais como Aécio Neves, de um lado, e José Serra, na outra extremidade. Para o deputado tucano, o foco em um projeto nacional chancelado pela ampla maioria do partido deve fortalecer a sigla regional e nacionalmente.
O parlamentar explica que o resultado eleitoral do PSDB no Ceará foi inferior ao desempenho alcançado nacionalmente, o que pressiona a legenda a se renovar e procurar novos horizontes na política local. "No Estado do Ceará, estamos fragilizados e precisamos retomar essa articulação, buscar um espaço político e administrativo. Quadro nós temos, o que precisamos é aprofundar o debate", declara Gomes de Matos.
Integra o cronograma do partido no Ceará, segundo o deputado federal, viagens de lideranças pelo Interior do Estado, para rediscutir a metodologia do partido. O parlamentar também reconhece a necessidade de atrair a juventude para participar desse processo de renovação. "Nós queremos fortalecer o PSDB Jovem", aponta.
O presidente estadual da legenda, Marcos Cals, afirma que o partido quer ampliar os diretórios municipais de 90 para 130 no Estado, além de implantar novas comissões provisórias, para que todos os 184 municípios do Ceará tenham alguma representatividade do partido. No último 31 de dezembro, explica Cals, as 76 comissões provisórias da sigla no Estado se venceram e só serão renovadas as lideranças que demonstrarem comprometimento com o PSDB.

Convenção


A data base para as convenções municipais serem realizadas está fixada em 24 de março deste ano. Já o prazo para discutir as diretrizes estaduais é 28 de abril, enquanto a convenção do diretório nacional deve acontecer até o dia 25 de maio. "Até lá, vamos fazer renovação nos diretórios municipais", informa Marcos Cals, lembrando que as novas lideranças devem ter compromisso com as próximas eleições majoritárias, para os cargos de governador, senador e presidente da República.
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos aposta no engajamento das lideranças que não conseguiram se eleger no último pleito para tocar essas discussões internas. "Como essas pessoas não têm responsabilidades com um mandato, acabam tendo disponibilidade para realizar viagens, por exemplo", esclarece o deputado, lembrando que deve haver, nos próximos meses, uma integração do eixo Nordeste-Sudeste.

Ceará


26
é a quantidade de prefeituras do Estado que ficaram sob o comando de gestores tucanos entre os anos de 2008 e 2012
13 prefeitos do PSDB foram eleitos para administrar cidades cearenses no último pleito municipal, realizado em outubro

NACIONAL
Diante dos altos índices de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), lideranças do PSDB já iniciam as discussões com vistas às eleições de 2014

DIVERGENTES
O senador Aécio Neves ganha espaço no partido, amparado pelo apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como nome de peso para disputar a Presidência da República

RENOVAR
O PSDB nacional está se mobilizando para renovar suas bandeiras e discursos, a fim de atrair filiados e reconquistar espaço político perdido para novas siglas

 

Fonte: Diário do Nordeste