segunda-feira, 29 de abril de 2013

Feira livre em Iguatu vira palco para artistas

Projeto Baião na Feira valoriza o estilo musical criado pela parceria entre Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira


Diversos artistas apresentam-se no Baião na Feira. Eles cantam, tocam sanfona, triângulo, pandeiro, zabumba, fazem motes de viola, declamam poesia, leem trechos de cordel e, assim, resgatam e divulgam a cultura regional.

 

Fotos: Honório BarbosaIguatu.

 

 

A feira livre que acontece tradicionalmente aos sábados, nesta cidade, localizada na região Centro-Sul, está mais animada. Cordel, baião, repente, cantoria e embolada misturam-se aos tradicionais produtos de consumo: frutas, verduras, grãos, cereais, confecções, temperos e utensílios domésticos. Uma vez por mês, um novo som ecoa entre os gritos dos vendedores e desperta a curiosidade dos consumidores. É o projeto Baião na Feira que neste ano foi ampliado com o sarau de cordéis.
Sanfoneiros, violeiros, poetas populares e músicos locais cantam e tocam ritmos variados da cultura cearense. A ideia da secretaria de Cultura do município é animar e ampliar o espaço de apresentação de artísticas populares e escritores de literatura de cordel. “A feira é um espaço de convergência de classes sociais diferentes”, observa o coordenador de ações culturais, Michel Prudêncio de Oliveira.
Variedade

A feira livre abre espaço para apresentações artísticas, em um verdadeiro palco para que o artista mostre o seu talento e aproxime cada vez mais o público de suas tradições culturais. Do feijão ao tempero rústico, da fruta da época à oriunda de outras regiões. Do calçado de borracha ao chinelo de couro. Tudo isso são mercadorias e opções variadas para os consumidores, em meio ao tempero cultural.
E quando a mistura é de ritmos, em que se destaca o autêntico forró pé de serra, passando pelo repente, pelo desafio das violas e gritos do aboio ao anunciar os artistas populares, o espaço de arte e cultura fica ainda mais animado. A festa popular está completa. Esse é o objetivo do projeto, que acontece no último sábado de cada mês.
A feira livre atrai milhares de moradores. Realizada no entorno do Mercado Central é opção de compra dos diversos produtos por um preço mais acessível. A ideia foi apresentar a presença espontânea do público consumidor e ofertar arte e cultura, em um cardápio de manifestações artísticas da cultura nordestina.

O poeta e repentista, Chico Alves, destaca a oportunidade criada pelo projeto. “Essa é uma iniciativa que valoriza e abre espaço para os valores da região”, disse. “Muitos têm oportunidade de mostrar seu talento”.
Um dos artistas que recentemente participou do projeto foi o jovem sanfoneiro, Lucas Pereira da Silva, Lucas do Acordeom, com apenas dez anos de idade, mas que toca como gente grande. Autodidata e hoje aluno da Escola de Música Popular Humberto Teixeira, animou a plateia tocando xote, baião e arrasta pé.
A cantoria e o forró se destacam no repertório do projeto. “Nós sentimos que a semente foi plantada, germinou rápido e já dá bons frutos”, disse Chico Alves. O projeto homenageia o iguatuense, compositor e parceiro de Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira. Foi essa dupla que criou o ritmo baião, na década de 1940. Mas, a iniciativa abre espaço também para apresentação de outros ritmos e manifestações musicais urbanas.
O Baião na Feira atrai um público que está de passagem, mas há outros cativos que acompanham a programação mensal. “O projeto proporcionou que os moradores conhecessem mais sobre a vida e a obra de Humberto Teixeira”, disse a secretária de Cultura, Diana Mendonça. Implantado, em 2010, a iniciativa foi retomada neste mês.
Atração a mais

A cada edição diversos artistas sobem ao palco do Baião na Feira para mostrar o seu repertório e o seu talento. Há aqueles que cantam, outros tocam sanfona, triângulo, pandeiro, zabumba, outros fazem motes de viola, declamam poesia, leem trechos de cordel e, assim, resgatam e divulgam a cultura regional.
Os feirantes aprovaram a ideia e não reclamam do som musical. “É bom, deixa a feira mais animada”, disse o feirante José de Souza, que há 12 anos trabalha na feira livre. Os consumidores dividem o olhar e a atenção entre os produtos e a apresentação dos artistas. “Foi uma boa ideia”, disse a dona de casa, Maria do Socorro Almeida.
Segundo Michel Prudêncio, vários artistas locais já procuram a secretaria de Cultura com o objetivo de agendar participação no projeto. Sanfoneiros, repentistas e poetas disputam o espaço no palco de apresentações culturais na feira livre. “Cada um quer mostrar o seu talento, a sua arte”, disse.
Por meio do projeto, a secretaria de Cultura vai resgatar o trabalho do mestre Zai, que há várias décadas apresenta teatro de boneco, conhecido popularmente por mamulengo. Aposentado, o artista mora na zona rural deste município.
Neste mês, também recomeçou o projeto Sarau de Cordéis uma ação que compõe o Programa ‘Iguatu: uma cidade de leitores’. A iniciativa é da Biblioteca Pública Municipal Dr. Matos Peixoto. O objetivo é incentivar e preservar a literatura popular por meio de apresentação de uma obra de cordel.
Na próxima edição, será a vez do poeta Rivamoura Teixeira que lança livreto em homenagem ao compositor e músico iguatuense, Evaldo Gouvêa.

Fonte: DN