sexta-feira, 7 de março de 2014

Dilma convoca reunião para discutir crise com PMDB

Entre as razões dos confrontos, busca de peemedebistas por mais espaço na reforma ministerial e conflitos nas alianças estaduais - incluindo o Ceará

Crise entre PT e PMDB será pauta de reunião entre cúpulas dos dois partidos neste domingo, 9. O encontro “apaziguador” foi convocado por Dilma Rousseff (PT) após semana de embates envolvendo lideranças das legendas. Entre as razões dos confrontos, busca de peemedebistas por mais espaço na reforma ministerial e conflitos nas alianças estaduais – incluindo o caso do Ceará. As informações são da Folha de S. Paulo.

A reunião foi confirmada nesta sexta-feira, 7, durante encontro entre o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), e o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). Segundo a Folha, os dois afirma que a ideia é apaziguar conflitos entre petistas e peemedebistas, sendo Ceará e Rio de Janeiro os principais focos de tensão.

Tensões

No Ceará, conflito ocorre pois o PMDB tenta viabilizar candidatura de Eunício Oliveira, enquanto petistas ficam ao lado do governador Cid Gomes (Pros). Dentro do PMDB, se fortalece grupo que quer antecipar convenções partidárias para este mês, definindo caminho da legenda em outubro. Muitas lideranças defendem que o PMDB feche como PT no nacional, mas libere os Estados.

O acirramento entre os dois partidos provocou troca de farpas entre o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, e o presidente nacional petista, Rui Falcão. Os desentendimentos ocorreram após Falcão dizer que o PMDB estaria descontente por não ter recebido cargos na reforma ministerial. “A cada dia que passa me convenço mais que temos de repensar esta aliança, porque não somos respeitados pelo PT”, rebateu Cunha.

com informações da Folha de S. Paulo