segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher


A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, conhecida como Dama de Ferro, morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos, vítima de um derrame. 

"É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu tranquilamente depois de um ataque cerebral nesta manhã", afirmou em um comunicado seu porta-voz, Lord Tim Bell.  

Única primeira-ministra mulher na história da Grã-Bretanha, Thatcher liderou os conservadores em três vitórias eleitorais, governando de 1979 a 1990, o maior período contínuo no governo para um premiê britânico desde o início do século 19.

Líderes políticos lamentaram o anúncio da morte de Thatcher. "Perdemos uma grande dirigente", disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que encurtou nesta segunda-feira uma viagem pela Europa para voltar a Londres.

O porta-voz da família real disse que a rainha Elizabeth 2ª "está triste".

O antigo dirigente soviético Mikhail Gorbachev declarou que Thatcher ficará na história. "Margaret Thatcher era uma grande personalidade política e uma pessoa brilhante. Ela permanecerá na memória e na história".

Thatcher terá um funeral cerimonial na Catedral de St. Paul, anunciou Downing Street, descartando um funeral de Estado.  

"Downing Street pode anunciar que, com o consentimento da Rainha, Lady Thatcher receberá um funeral cerimonial com honras militares", declarou em um comunicado, sem informar uma data.

Thatcher havia se submetido a uma cirurgia na bexiga em dezembro do ano passado. Ela sofria de demência e nos últimos anos apareceu poucas vezes em público.

Conhecida como Dama de Ferro devido ao estilo autoritário, uma marca de seu governo, suas políticas econômicas foram centradas na desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais. Seu governo obteve sucesso em reduzir a inflação, mas viu um significativo aumento do desemprego.   

Após deixar o Parlamento, Margaret Thatcher criou um instituto e uma fundação e continuou discursando pelo mundo, até sua aposentadoria definitiva em 2002.