segunda-feira, 8 de abril de 2013

Audiência pública em Acopiara discute situação de seca na região centro sul do Ceará

Com o tema: "Água, Crédito e Semente, o Drama da Estiagem", foi realizada na última sexta-feira, dia 05 de abril, no Centro Social Paroquial, uma Audiência Pública que discutiu a situação de seca na região Centro Sul do Ceará.

O evento foi promovido pela Diocese de Iguatu - Comissão de Justiça, Ministério Público Estadual e Fórum Acopiarense em Defesa da Vida - FADV.

Vários prefeitos, deputados estaduais, representantes do Governo do Estado do Ceará, vereadores, líderes comunitários e a população em geral marcaram presenças. A reunião ainda contou com a presença de representantes da Sohidra, Cagece, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Aprece e Dnocs.

O padre João Batista, coordenador da reunião, afirmou ao blog que o objetivo da audiência foi sensibilizar as autoridades competentes para a gravidade da seca na região, bem como buscar soluções urgentes para resolver o problema.

Na abertura da audiência foi exibido um documentário com depoimentos de pessoas de várias regiões do Ceará prejudicadas por conta da seca. Em seguida o Padre João Batista desenhou o mapa de estatísticas, transformando a situação atual em números, e pediu que as autoridades ali presentes, fossem o ouvido e a resposta do povo.

De acordo com o padre João Batista, muito se fala no Ceará da chagada de 49 mil toneladas de milho, que virá através de navios. Ele acredita que esse milho poderá chegar tardiamente para os agricultores causando-lhes maiores prejuizos. “O rebanho na aguenta esperar tanto tempo. Até a chegada desse milho os animais estarão mortos”, disse.

A escassez de água nos reservatórios foi outro ponto amplamente discutido com as autoridades e a população. A implantação de poços profundos nas comunidades da zona rural e a conclusão das obras da adutora do Trussu seriam as soluções para resolver o problema de falta de água.

O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar (PSB) que representou os demais prefeitos da região centro Sul do Ceará, foi catedrático ao afirmar que em relação ao município de Acopiara, os esforços necessários estão sendo tomados para resolver o possível colapso no abastecimento de água no município. “Recebi uma ligação do próprio governador do estado, Cid Gomes que nos pediu um relatório acerca das obras da adutora do Trussu. Esse trabalho já foi feito e entregue ao governador. O problema será resolvido”, lembrou.

O prefeito Dr. Vilmar falou até da possibilidade da construção de uma adutora emergencial para não deixar que a população sofra por falta de água. “Seria a construção de uma adutora com os canos sobre a terra. Em poucos dias a obra estaria pronta para atender a população”, disse.

O padre João João Batista afirmou que vai transformar a audiência pública em um documento que será entregue as autoridades competentes. Disse ainda que o papel da Igreja, em unir suas forças, a de autoridades ouvindo o grito de alerta da situação e do povo, foi o alicerce fundamental dessa reunião pública.

Os senadores Eunício Oliveira e Inácio Arruda tomaram conhecimento da repercussão do evento, ligaram para o padre João Batista e se colocaram a disposição para encaminhamentos junto ao governo federal das sugestões apresentadas no encontro. 

Fonte: Blog do Cide Estevão