sábado, 16 de fevereiro de 2013

Horário de Verão termina à 0h deste Domingo, 17

 

 

Relógio deve ser atrasado em 1h em três regiões, além do DF e Tocantins. Economia de energia no período foi de 2.477 MW, de acordo com o ONS.

Terrmina à 0h deste domingo (17) o horário de verão. Com isso, no início da madrugada de sábado (16) para domingo, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e de Tocantins, terão de atrasar em uma hora os seus relógios.

Segundo o Observatório Nacional, o horário de verão, que começou em 21 de outubro de 2012,  teve 88 dias. De acordo com o decreto 7.826, os estados que o adotaram foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e  Distrito Federal.
Segundo informação divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no período houve redução de cerca de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo na demanda no horário de pico. No horário de verão anterior, a redução de demanda no horário de pico foi de 2.555 MW, representando 4,6%.

De 2011 para 2012, a mudança de horário gerou uma economia de R$ 160 milhões, já que reduziu a necessidade de uso das térmicas. No horário de verão de 2012 para 2013, a economia teria sido de R$ 200 milhões caso as térmicas não estivessem ligadas, o que a ONS chama de "despesa evitada".

A redução de gasto, no entanto, não ocorreu, já que todas as usinas térmicas estão ligadas e a diminuição no consumo de energia no horário de verão deste ano foi de 250 MW médios.

Melhor aproveitamento
O horário de verão foi criado em 1º de outubro de 1931, com o decreto 20.466. Desde  2008, o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.

Segundo a determinação, quando houver coincidência entre o domingo de carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte.

O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia.

Conclave que escolherá próximo Papa pode começar antes de 15 de março

 

Cidade do Vaticano, 16 fev (EFE).- O conclave que escolherá o próximo papa, que sucederá Bento XVI, poderá começar antes de 15 de março, data prevista inicialmente, caso todos os cardeais eleitores se encontrem em Roma, explicou neste sábado o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Cidade do Vaticano, 16 fev (EFE).- O conclave que escolherá o próximo papa, que sucederá Bento XVI, poderá começar antes de 15 de março, data prevista inicialmente, caso todos os cardeais eleitores se encontrem em Roma, explicou neste sábado o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Conclave que escolherá próximo papa pode começar antes de 15 de marçoEm entrevista coletiva, o representante explicou que, além disso, o atual papa, que renunciará no dia 28 de fevereiro, permanecerá dois meses na residência apostólica de Castelgandolfo antes de se partir para um mosteiro no interior da Cidade do Vaticano.

Segundo Lombardi, na constituição apostólica 'Universi dominici gregis' é indicado que o começo do conclave deve acontecer de 15 a 20 dias depois do início da chamada 'Sé Vacante', para que haja tempo dos eleitores se deslocarem a Roma.

'Se todos chegarem antes, pode ser antecipado', disse o porta-voz do Vaticano. Lombardi confirmou que alguns cardeais corroboraram essa interpretação, completando que informações mais detalhadas sobre essa possibilidade serão divulgadas nos próximos dias.

Sobre o estado de Bento XVI após o anúncio da renúncia, Lombardi comentou que o secretário pessoal do papa e prefeito da Casa Pontifica, Georg Gaenswein, disse hoje que se pode notar 'o sentimento de serenidade e distensão, apesar dos dias emocionantes e fatigados', do líder da Igraja Católica.

Comitê Integrado da Seca se reúne com Deputados e Senadores do Ceará

 

O Comitê Integrado de Combate à Seca  do Ceará        realiza       nesta segunda-feira   (18) reunião com a bancada federal    de Deputados   e Senadores Cearenses, no Plenário 13      de     Maio     da     Assembleia Legislativa,      no   Bairro Dionísio Torres,        em     Fortaleza.    O encontro será para discutir uma possível produção de forragem como alternativa para a alimentação do rebanho, utilizando os perímetros irrigados do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS).

Durante a reunião, estarão em pauta outros temas como o abastecimento d'água nos municípios, a Operação Carro-pipa, e outros assuntos de interesse dos municípios. A Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) deve comparecer à reunião.

O encontro foi articulado em parceria com o Pacto de Cooperação da Agricultura (Agropacto) e a comissão de Agropecuário da Assembleia Legislativa e acontecerá no Plenário 13 de Maio, a partir da 8 horas.

Perímetros irrigados
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que é possível incentivar a irrigação nos perímetros irrigados para a produção de forragem. “Temos o exemplo do perímetro irrigado Mandacaru, em Jaguaribara, e vamos negociar com o Governador Cid Gomes o investimento nesses perímetros para que nós tenhamos uma alternativa para a alimentação animal”, afirmou.

Segundo o diretor geral do DNOCS, Émerson Fernandes, o órgão tem interesse em desenvolver atividades produtivas nos perímetros irrigados. “É muito importante contar com a parceria do Estado do Ceará para incentivar atividades produtivas nos perímetros irrigados”, destacou. O DNOCS administra 14 perímetros irrigados no Ceará, com um total de 800 hectares. O Comitê vai solicitar à bancada federal intermediação junto ao Governo Federal para viabilizar o uso dos perímetros irrigados para a produção de forragem.