quinta-feira, 21 de março de 2013

Brasil abre 2 a 0 no primeiro tempo, mas cede empate à Itália na Suíça

selecaoposadacontraitaliamowa

Ficou no quase. Nesta quinta-feira, no Estádio de Genebra, o Brasil chegou a abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo, mas viu a Itália reagir e deixar tudo igual na etapa final, com chances de virada. Com o resultado, Luiz Felipe Scolari chega ao segundo jogo sem vitória desde que voltou à Seleção (derrota de 2 a 1 para a Inglaterra) na estreia. Somando à era Mano Menezes, o time brasileiro mantém o jejum de não vencer campeões do mundo com o grupo completo. Já são seis confrontos - Argentina (duas vezes, 1 a 0 e 4 a 3), Alemanha (3 a 2), Inglaterra (2 a 1) e França (1 a 0). A última vitória foi contra os ingleses em novembro de 2009. Triunfo por 1 a 0, em Doha, no Qatar.

Os gols do Brasil saíram todos no primeiro tempo. Fred e Oscar, em bela jogada de Neymar, fizeram para o time canarinho. Os italianos, que foram mais perigosos durante os 90 minutos, só balançaram a rede de Julio César na etapa final. De Rossi e Mario Balotelli, com um belo chute de longe por cima do goleiro brasileiro, marcaram para a Squadra Azzurra. 

Na próxima segunda-feira, também às 16h30m (de Brasília), a equipe terá mais uma oportunidade de conquistar a primeira vitória sob a batuta de Felipão. O time canarinho vai enfrentar a Rússia, em Stamford Bridge, em Londres, na Inglaterra. O jogo marcará a volta de Scolari ao estádio dos Blues, clube que comandou de julho de 2008 a fevereiro de 2009.

Antes do início da partida, os jogadores de Brasil e Itália exibiram uma faixa contra o racismo. Tudo sob o olhar atento de Kevin Prince Boateng, que desembarcou na Suíça para participar de uma ação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Dia Internacional das Discriminações Raciais. Além disso, o jogador do Milan vai se encontrar na sexta com o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

Em janeiro, Boateng foi alvo de insultos racistas de torcedores do Pro Patria, time da Quarta Divisão da Itália, durante um amistoso da pré-temporada do Milan. Por conta das atitudes da torcida, ele se retirou de campo, interrompendo a disputa do confronto no segundo tempo.

 

Itália desperdiça várias chances de gol e...

balotellichutagolgettyLogo no primeiro minuto de jogo, a Itália só não abriu o marcador devido a uma bela defesa de Julio César com a mão direita. Bonucci recebeu pelo lado esquerdo nas costas de Daniel Alves. O lateral-esquerdo italiano deu um corte em David Luiz e finalizou para a intervenção do arqueiro brasileiro.

O Brasil não demorou a responder. E a boa jogada saiu dos pés de Neymar. O atacante arrancou da intermediária e quando chegou à entrada da área finalizou cruzado. Buffon espalmou e salvou. A partida continuou quente e Balotelli quase marcou aos seis. Julio César defendeu com os pés.

A Itália seguiu melhor e teve mais duas chances de marcar. Na primeira, aos 13, com Balotelli, e sete minutos depois, com Maggio. O Brasil tinha dificuldades para criar as jogadas. Neymar foi fundamental nos gols, mas ainda oscilou um pouco.

 

... é o Brasil que sai na frente na etapa inicial com Fred

E foi com gritos de “Itália, Itália”, vindos das arquibancadas, que a Seleção encontrou ainda mais dificuldades para criar jogadas. Felipão tentava orientar a equipe. Mas os erros de passe na saída de bola incomodavam o comandante. Uma falha de Oscar na tentativa de achar Daniel Alves o fez voltar para o banco.

Mas o que parecia difícil se tornou fácil nos pés de Fred. Aos 32, Filipe Luís cruzou da esquerda, Bonucci raspou de cabeça e a bola sobrou para o atacante da Seleção. De primeira, o jogador finalizou para vencer Buffon e colocar o Brasil em vantagem. Foi o segundo de Fred em dois jogos sob a batuta de Felipão.

A Itália teve duas chances de empatar ainda na etapa inicial. Na primeira, aos 37, com Balotelli. Outra grande defesa de Julio César. Em seguida, Pirlo bateu rente à trave do goleiro. E, mais uma vez, foi o Brasil quem colocou a bola na rede. Neymar puxou contra-ataque, atraiu a marcação e lançou para Oscar, que tocou na saída de Buffon: 2 a 0, aos 41.

Um minuto antes do gol da Seleção, lance polêmico. Em contra-ataque brasileiro, Neymar rolou para Hernanes na área e o meio-campista do Lazio foi derrubado por De Sciglio, mas o juiz não marcou o pênalti.

 

Azzurra cresce, empata e quase vira no segundo tempo

A partida não voltou para o segundo com a mesma intensidade. Aos oito, a Itália diminuiu após cobrança de escanteio e bobeada da defesa. De Rossi aproveitou cruzamento e desviou sem chance para Julio César: 2 a 1. O gol incendiou os torcedores italianos.

danielalvesmontolivodriblamowaE a empolgação surtiu efeito. Três minutos depois, Oscar perdeu a bola na intermediária para Balotelli. O italiano avançou até a entrada da área e bateu colocado para vencer Julio César e deixar tudo igual em Genebra. Aos 16, Felipão sacou o meia do Chelsea e apostou na entrada de Kaká.

Após o empate, Julio César voltou a aparecer para salvar o Brasil. Aos 18, Balotelli aproveitou mais uma bobeada da defesa e recebeu sozinho na entrada da pequena área. O italiano finalizou e mais uma vez o arqueiro da Seleção fez a defesa, evitando a virada da Azzurra.

Em lances praticamente seguidos, Brasil e Itália tiveram chances de ficar à frente no marcador. Na primeira, aos 30, Balotelli recebeu dentro da área e foi travado por Dante. No minuto seguinte, Neymar cruzou para Hulk, que matou a bola errado no peito e perdeu a oportunidade de ficar cara a cara com Buffon. A última chance foi da Itália, mas Diamanti isolou a oportunidade em cobrança de falta.

MEC vai mudar regras do Enem para zerar redações com brincadeiras

MEC mudará regras para zerar redações com brincadeiras

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai mudar o edital do Enem para punir candidatos que coloquem brincadeiras na redação. O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), defende a anulação dos textos para esses casos.

Nos últimos dias, foram divulgadas redações com brincadeiras no meio do texto. Um candidato colocou uma receita de Miojo e outro transcreveu o hino do Palmeiras. Apesar disso, conseguiram notas consideradas altas: 560 e 500, respectivamente.

De acordo com o Inep, as regras atuais para a redação não contemplam punições a casos como esses. No entanto, um dos critérios para que uma redação seja zerada é a fuga ao tema.

Veja mais:

O Enem 2012 já passou, mas não sem causar polêmica. Na última edição do exame, um candidato escreveu na redação como preparar um macarrão instantâneo no meio do texto, que deveria atender ao tema "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". O estudante recebeu a nota 560, de um total de 1.000 pontos. As informações são do jornal O Globo desta terça-feira.

Nos dois primeiros parágrafos, o vestibulando até chega a tratar do tema. No trecho seguinte, no entanto, o candidato começa a escrever sobre o Miojo. "Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml?s de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva" (sic). No parágrafo final, o aluno retorna ao tema proposto. Das 24 linhas escritas, quatro são dedicadas à receita.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a presença da receita foi detectada pelos corretores e considerada "inoportuna" e "inadequada", o que provocou uma "forte penalização" ao autor do texto.

O Ministério afirma que as competências mais prejudicadas foram as de número 3 e 5, que, entre outras coisas, mediam o poder que o candidato tinha para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista e também elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. Cada uma das cinco competências avaliadas pelo MEC possui a pontuação máxima de 200 pontos. Nas citadas, o candidato obteve 100 e 40 pontos, respectivamente.

O MEC diz ainda que, em sua totalidade, o candidato não fugiu ao tema e não feriu os direitos humanos. Segundo a pasta, é preciso considerar que a análise de texto é feita sobre o todo, com foco no conjunto do texto, e não em cada uma de suas partes.

Para Rogério Chociay, professor aposentado do Departamento de Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e especialista em redação de vestibular, a análise do conjunto foi justamente o que faltou para que o texto fosse mais penalizado. "No momento em que o estudante opta por inserir a receita no meio do seu texto, ele quebra o processo argumentativo e o princípio da dissertação e não configura um texto como um todo", diz. Segundo o professor, se o mesmo ocorresse nos vestibulares das principais universidades públicas no País, o aluno teria seu texto severamente punido ou então reprovado.

Fonte: ESTADÃO

Primeira emissão do novo modelo de RG deverá ser gratuita

RGA primeira emissão do documento único de identidade, a ser criado pelo governo federal, será gratuita, conforme o projeto de lei número 257/2011, aprovado ontem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O documento é um cartão magnético com chip para identificação digital. Criado há dois anos pelo governo, ele vai substituir a cédula em papel do RG (registro geral) nos próximos dez anos.
O problema, lembra o relator da proposta de gratuidade, Benedito de Lira (PP-AL), é o custo de R$ 40 por unidade, “de considerável monta para muitos brasileiros”. "Desse modo, busca-se fazer com que o Estado arque ao menos com a primeira emissão do documento", afirma.
O custo foi estimado em abril 2010, quando o governo anunciou a mudança do documento, uma vez que a identidade traz um chip eletrônico com informações do cidadão.
O projeto é de Ciro Nogueira (PP-PI). Se não houver recurso para votação em Plenário, será enviado para a Câmara.

Novo modelo

O novo modelo de identidade será único para o país e terá dez dígitos (uma sequência de nove números mais um dígito verificador). Atualmente, cada Estado adota uma numeração diferente e sistemas próprios de emissão das carteiras de identidade, sem se comunicarem.
Durante o período de transição - dez anos - as duas carteiras (modelo novo e antigo) serão aceitas, pois a substituição será gradativa e dependerá da capacidade do governo de aparelhar os institutos de identificação com equipamentos capazes de produzir o documento.
O formato da carteira será similar a um cartão bancário com chip, reunirá dados pessoais, CPF e título de eleitor, e a impressão digital adaptada ao AFIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais).

Preso, cantor Hudson divulga carta: 'qual garoto não gosta de armas?'

Cantor Hudson, da dupla Edson e Hudson deixa a casa em direção à delegacia de Limeira (Foto: Reprodução / EPTV)Sertanejo  Hudson sai de casa em direção à delegacia de Limeira (Foto: Reprodução / EPTV)

O cantor Udson Cadorini Silva, de 40 anos, da dupla sertaneja Edson & Hudson, divulgou nesta quinta-feira (21) uma carta sobre sua prisão por porte ilegal de armas de fogo em Limeira (SP). No texto, enviado por e-mail por sua assessoria, ele afirma ser “uma pessoa pacífica” e questiona “qual ‘garoto’ não gosta de armas e carros?”. O músico foi preso duas vezes na quarta-feira (20) e continua em uma cela na delegacia da cidade.

Na madrugada desta quinta o sertanejo já havia pedido “perdão pelo mal-entendido” aos fãs quando saiu da delegacia para fazer exame de corpo de delito. Quando foi preso em flagrante por PMs, na madrugada de quarta, Hudson (nome artístico de Udson) tinha uma pistola 380 e um revólver calibre 38 com munição em seu carro. Mas ele foi liberado após pagar R$ 6 mil de fiança.

À noite ele foi preso novamente depois que policiais militares encontraram mais armas sem registro em sua casa, além de munições, inclusive de uso restrito, segundo a Polícia Civil, e uma porção de maconha. A PM foi à residência do cantor com mandado de busca e apreensão, obtido após a chegada de uma denúncia anônima.

Desta vez, no entanto, não houve fiança porque as munições apreendidas são de uso exclusivo do Exército, conforme a polícia, e por isso Hudson não foi liberado. O advogado Manoel dos Reis Andrade Neto disse que vai entrar com pedido de liberdade provisória na Justiça. Se não conseguir a liberação, o cantor pode ser transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba (SP).

Queria deixar claro que assumo meus erros, respondo por eles e me arrependo amargamente"

Hudson Cadorini Silva, da dupla Edson & Hudson

‘Presentes de grego’
Na carta a “amigos, fãs e a quem mais possa interessar”, o músico escreve que erra e que tem defeitos, mas que sabe reconhecê-los. Um dos erros “foi ter sido ingênuo, diria até mesmo bobo, por ter confiado em pessoas que não mereciam e que me fizeram de trouxa, me presenteando com verdadeiros ‘presentes de grego’. E eu, no alto da minha 'autoconfiança', achava que tudo era perfeitamente 'normal' e legal”, diz o texto assinado pelo músico.

Hudson afirmou na carta que é apaixonado por carros antigos e pela prática de tiro ao alvo. “Então, não preciso nem dizer o que penso em relação a tudo que envolve armas. É coisa de adolescência tardia mesmo (qual "garoto" não gosta de armas e carros?). Afinal tenho trabalhado duro desde os meus 6 anos de idade sem parar.”

‘Irresponsabilidade’
Ele escreveu ainda que suas armas estavam legalizadas, mas que “isso não pode servir de desculpa” para ele deixá-las no carro ou transportá-las.

"Falta de atenção e irresponsabilidade minha. E por pura ingenuidade, mantive na minha casa presentes dados por pessoas que procuravam me agradar e se aproximar de mim e que se diziam minhas amigas, mas que no fim acabaram me prejudicando. Vivendo e aprendendo”, escreveu o sertanejo, sem detalhar quem o teria enganado.

O músico volta a pedir perdão a quem tenha “se sentido incomodado de alguma forma”, e ainda afirma no texto: “Assumo meus erros, respondo por eles e me arrependo amargamente. Não quero que isso se repita (e não vai se repetir!)”.

Armas e munições apreendidas na casa do sertanejo Hudson (Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)Armas, munições e maconha apreendidas (Foto:
Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Entenda o caso
Na noite de terça-feira (19), a ex-mulher do primeiro casamento de Hudson e o marido dela chamaram a polícia depois que o cantor teria avisado que passaria para pegar um de seus carros que estaria na residência do casal. "Sei que ele anda armado e achei que iria arrumar confusão", disse o mecânico de 35 anos, marido da ex-mulher do sertanejo.

A PM abordou o músico na rua, por volta das 2h40 de quarta, após ele passar em frente à casa da ex-mulher. Além da pistola 380 e do revólver 38, foram encontrados no veículo do cantor um canivete, um soco-inglês e uma faca de cozinha.

Após pagar fiança e ser liberado, na manhã de ontem, Hudson afirmou ao G1 que não fez ameaças e que havia esquecido que as armas estavam no carro. "Eu não tenho armas para atirar em pessoas. Apenas sou colecionador", disse.

Já na noite de quarta, após nova denúncia, a polícia foi à casa do cantor, no condomínio Estância Eldorado, em Limeira, e encontrou uma carabina calibre 38, uma bereta calibre 22 e diversas munições, além de maconha.

Leia a carta de Hudson na íntegra:

Aos  amigos, fãs e a quem mais possa interessar

Primeiramente, queria pedir desculpas e dizer que estou desde manhã tentando escrever pra vocês, mas realmente foi impossível e só consegui fazer isso agora com a ajuda do meu advogado e dos meus empresários.

Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa pacífica, do bem. Quando não estou trabalhando gosto de ficar em casa com minha família, meus amigos, compondo, tocando, cozinhando e jogando conversa fora. Enfim, coisas normais que a maioria das pessoas do bem e de Deus gosta de fazer.

Por isso, primeiramente, gostaria de dizer que jamais sairia da minha casa, no meio de uma madrugada, na intenção de tirar satisfação com alguém, muito menos pensar em me armar com objetivo de ameaçar quem quer que fosse. Assumo que também erro, porque tenho defeitos como qualquer pessoa, mas sei reconhecê-los e tento aprender a cada dia como me tornar um ser humano melhor. Na minha opinião, é o que todo homem deveria fazer.

Um desses erros, que foi a gota d'agua de tudo que estou passando agora, foi não ter retornado imediatamente para minha casa no momento em que percebi que havia deixado arma de fogo dentro do meu carro. Me arrependo por isso do fundo da minha alma, afinal hoje penso que não custava nada ter feito o retorno e ter devolvido para o lugar de onde nunca deveria ter saído. Esse fato não tem ligação com mais nada, a não ser unicamente com um ato irresponsável e desligado da minha parte. Reconheço. Outro erro foi ter sido ingênuo, diria até mesmo bobo,  por ter confiado em pessoas que não mereciam e que me fizeram de trouxa me presenteando com verdadeiros "presentes de grego". E eu, no alto da minha "auto-confiança", achava que tudo era perfeitamente "normal" e legal.

Quem me conhece sabe que tenho paixão por colecionar carros antigos e pela prática de tiro ao alvo. Então não preciso nem dizer o que penso em relação a tudo que envolve armas. É coisa de adolescência tardia mesmo (qual "garoto" não gosta de armas e carros?). Afinal tenho trabalho duro desde os meus 6 anos de idade sem parar.

Assim como meus carros, as armas que comprei estavam totalmente dentro da lei, ou seja, registradas e devidamente legalizadas, mas é claro que isso não pode servir de desculpa para simplesmente deixá-las dentro do carro ou transportá-las. Falta de atenção e irresponsabilidade minha. E por pura ingenuidade, mantive na minha casa presentes dados por pessoas que procuravam me agradar e se aproximar de mim e que se diziam minhas amigas, mas que no fim acabaram me prejudicando. Vivendo e aprendendo.

Queria deixar claro que assumo meus erros, respondo por eles e me arrependo amargamente. Não quero que isso se repita (e não vai se repetir!). Peço perdão do fundo do meu coração para aqueles que tenham se sentido incomodados de alguma forma, para aqueles que gostam de mim, que torcem por mim, para meus fãs e familiares, afinal muitos me vêem como um exemplo.

Há males que vem para o bem e que vem para nos ensinar e nos tornar pessoas melhores.
Só quero continuar trabalhando em paz, fazendo o que mais amo: música. E é claro continuar falando só dela.

Obrigado pela atenção.

Hudson Cadorini

Fonte: G1

Sete estratégias para reduzir o açúcar do seu cardápio

Em geral, quem está de dieta vive em pé de guerra com doces. Se, por um lado, é impossível evitá-los, por outro é muito difícil comê-los com moderação. Agora, entretanto, há mais um bom motivo para controlar a ingestão de açúcar. Um estudo da Stanford University School of Medicine, nos Estudos Unidos, descobriu que o diabetes pode estar diretamente ligado ao consumo desse alimento, independente do peso e do estilo de vida do indivíduo. Embora mais pesquisas sejam necessárias para comprovar a relação, sai ganhando quem, desde já adotar bons hábitos alimentares. Confira as principais medidas recomendadas por nutricionistas para não ultrapassar a recomendação diária de açúcar, que é de 200 calorias em uma dieta de 2.000 calorias por dia:

Refrigerante - Foto Getty Images

Corte o refrigerante

"Abolir o refrigerante da alimentação é a primeira e mais eficiente medida para reduzir o consumo de açúcar", afirma a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), em São Paulo. Segundo a profissional, beber uma latinha de refrigerante todos os dias resulta na ingestão de um quilo de açúcar no fim do mês. Também devem ser evitados sucos de caixinha, que, apesar do nome, tem mais conservantes, açúcar e corante do que suco, de fato. "Para matar a sede, nada melhor do que água, sucos naturais diluídos ou isotônicos, quando se estiver praticando exercícios", complementa.

Frutas - Foto Getty Images

Escolha frutas como sobremesa durante a semana

Embora não sejam tão atraentes quanto uma torta de morango ou uma barra de chocolate, frutas são sempre a melhor opção de sobremesa no dia a dia, aponta a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. "Abacaxi e mamão, fontes das enzimas bromelina e papaína, respectivamente, são as mais indicadas para quem tem problemas digestivos já que elas facilitam o processo", explica. Como regra geral, entretanto, escolha as frutas que mais gosta e, claro, não adicione açúcar. Para não precisar passar vontade em festas de aniversário e outros eventos, vale escolher um único dia da semana para consumir variedades mais calóricas.

Alimentos processados - Foto Getty Images

Evite alimentos processados

O gosto salgado dos alimentos processados, como a salsicha, esconde a quantidade exorbitante de açúcar que eles contêm. "A aparência atraente e brilhante se dá graças ao açúcar, que forma uma espécie de calda em volta deles", alerta a nutricionista Amanda. Segundo ela, o açúcar também é bastante usado como conservante de alimentos. Para parecerem mais saudáveis, portanto, alguns produtos que adotam a estratégia anunciam serem livres de conservante, como se o açúcar fosse apenas mais um ingrediente de sua composição. Por isso, leia atentamente os rótulos e não se deixe enganar pelas propagandas.

Açúcar - Foto Getty Images

Maneire nas colheradas de açúcar

Algumas pessoas não são muito aficionadas por doces, mas não abdicam de um bom cafezinho e, sempre, com açúcar. No fim do dia, entretanto, todo aquele açúcar adicionado ao café, chás e outras bebidas pode resultar em um verdadeiro perigo para a saúde. Neste caso, reduza a ingestão da bebida ou ainda tente se acostumar ao seu sabor original. "Nosso paladar se adapta a determinados sabores e tende a rejeitar o que é diferente, por isso, reeduque-se para conhecer o verdadeiro gosto dos alimentos que, com o tempo, você começa a apreciar", recomenda a nutricionista Maria Fernanda. Uma dica é diminuir a adição de açúcar aos poucos para acostumar o paladar. Se usa três colheres de chá para adoçar o café, corte para duas e assim por diante até chegar a quantidade mínima.

Chiclete - Foto Getty Images

Engane a vontade com chiclete sem açúcar

Se mesmo comendo uma fruta depois do almoço não foi possível matar a vontade de comer algo doce, faça mais uma tentativa mascando chiclete sem açúcar. O sabor e a mastigação acabam enganando o desejo em muitas pessoas. "Só não é recomendado mascar chiclete de estômago vazio, pois isso leva à produção de ácido gástrico no estômago que, se estiver vazio, pode desencadear uma gastrite", explica a nutricionista Amanda.

Fast-food - Foto Getty Images

Diminua o consumo de fast-food

Mesmo evitando as opções industrializadas, nem sempre é possível conseguir uma refeição realmente saudável em um fast-food. Em alguns lugares, até mesmo a salada pode conter açúcar em função dos molhos que carregam. Além disso, dificilmente as lanchonetes têm à disposição temperos naturais. Para completar, a bebida que acompanha a refeição costuma ser suco de caixinha ou refrigerante, que, como mostrado, são riquíssimos em açúcar.

Almoço em família - Foto Getty Images

Priorize refeições em casa

Mesmo comendo em restaurantes que preparam a comida na hora, não é possível saber quais alimentos levam açúcar e em que quantidade. Por isso, dê sempre preferência a comer em sua própria casa, onde você pode ter maior controle, principalmente quando você cozinha. "Não se esqueça de usar temperos naturais e buscar produtos o mais naturais possível", recomenda a nutricionista Maria Fernanda.

Fonte: msn CORPO E SAÚDE