quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ministro promete nova postura policial durante protestos na Copa

Gilberto Carvalho, durante seminário em Fortaleza, criticou a mentalidade policial brasileira e assumiu que governo errou ao não dialogar com a sociedade sobre a realização do Mundial

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, garantiu ontem um comportamento diferente das forças de segurança durante possíveis protestos na Copa do Mundo. “É natural que ocorram manifestações. Nós queremos que elas sejam pacíficas e democráticas e estamos fazendo um trabalho forte para que a Polícia Militar não trate manifestantes como inimigos”.

A declaração foi feita durante o seminário “Diálogos: Governo-Sociedade Civil: Copa 2014”, cujo objetivo foi apresentar o que seria o legado da Copa e discutir com movimentos sociais e representantes da sociedade civil ações desenvolvidas para o mundial de futebol. A iniciativa pretende reunir governo e lideranças locais em cada uma das 12 cidades-sede do evento esportivo. Fortaleza foi a sexta visitada.

Segundo Carvalho, “a PM é uma herança da ditadura militar”. O ministro, porém disse que isso não significa que manifestações violentas serão aceitas.
Críticas

Não ocorreram manifestações contra a realização do Mundial durante o evento de ontem, que contou com bastante apoio por parte de entidades e grupos da sociedade civil, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União da Juventude Socialista (UJS) - ligada ao PCdoB -, sindicatos e movimentos sociais. Críticas e cobranças pontuais foram feitas nas áreas da mobilidade urbana, segurança pública, exploração sexual de jovens, garantia de finalização das obras, segurança do trabalho e trabalho voluntário.

Alvos de críticas da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Bancários e outras entidades de classe, os temas relacionados ao trabalho voluntário, acidentes de trabalho e empregos gerados foram uns dos mais questionados.
“Oito mortes ocorreram até agora em obras da Copa. Na Alemanha nenhum trabalhador morreu e na África do Sul foram dois. Além disso, qual será a qualidade dos empregos criados?” questionou o representante do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo.

Falta de diálogo
O ministro também reconheceu a ausência de diálogo com a sociedade. “Demoramos a iniciar o diálogo devido à nossa obsessão em fazer o nosso trabalho. Foi um erro e agora estamos vendo como isso é importante. Comprometo-me aqui a voltar no mês de agosto. Assim que acabar a Copa, faremos uma nova rodada de conversações e firmaremos uma estabilidade desses diálogos”.
 Fonte: O POVO Notícias

Felipão chama Henrique e Hernanes e deixa Robinho de fora; veja convocados

Zagueiro Henrique, do Napoli, é a surpresa da lista do treinador brasileiro para a competição. Robinho, Lucas Leiva, Miranda, Filipe Luís e Coutinho estão fora

O Brasil já tem seus 23 representantes para disputar a Copa do Mundo em casa em 2014. O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta quarta-feira a lista de convocados da Seleção. A grande surpresa foi o zagueiro Henrique, do Napoli, que ganhou a disputa com Miranda, Dedé, Marquinhos e Réver por uma vaga na defesa. 
- O Henrique é um jogador em que confio. Gosto do futebol dele. Ontem (terça-feira), toda a comissão técnica observou uma série de detalhes para a indicação do quarto zagueiro. Tivemos nossas discussões, por que isso ou aquilo, e decidimos pela convocação do Henrique - explicou Felipão, durante entrevista coletiva. 
CONVOCACAO_SELECAO-4 (Foto: Infoesporte)

Nove jogadores haviam sido confirmados anteriormente pelo treinador: Julio César, Thiago Silva, David Luiz, Ramires, Oscar, Willian, Paulinho, Neymar e Fred. 
Na próxima terça-feira, Felipão vai convocar mais sete jogadores, que ficarão de sobreaviso caso algum dos escolhidos inicialmente seja cortado. O anúncio será feito através do site oficial da CBF.
- A partir da divulgação dos nomes, queria solicitar a nossos torcedores que os nossos 23 convocados sejam muito bem recebidos e tratados como sempre fomos tratados. E que todos juntos nós, a direção, a imprensa e os torcedores tenhamos um norte, para seguirmos em direção a conquistar o que desejamos, que é conquistar o campeonato aqui no Brasil. Independentemente de cores e do que cada um pensa, tenham certeza que eles farão o possível para conseguir os objetivos - disse o treinador. Antes de anunciar os convocados, Felipão pediu o apoio da torcida aos nomes escolhidos.
DÚVIDAS DESFEITAS
Apesar de já ter a base da Seleção praticamente fechada, Felipão ainda fazia mistério em relação a algumas posições, como o terceiro goleiro, os laterais reservas, um zagueiro e um meio-campista. 
Enquanto Henrique ganhou a disputa na zaga, Victor superou Diego Cavalieri no gol, e Maicon e Maxwell foram escolhidos em detrimento de Rafinha e Filipe Luís. No meio, Hernanes, ameaçado, foi confirmado, em vez de nomes como Philippe Coutinho, Lucas Leiva, Lucas Moura e Robinho. 
Ao todo, 16 jogadores que foram campeões da Copa das Confederações foram mantidos por Felipão para o Mundial. Os ausentes são Diego Cavalieri, Réver, Filipe Luís, Jean, Jadson, Fernando e Lucas. 
PREPARAÇÃO DA SELEÇÃO


A estreia do Brasil na Copa está marcada para o dia 12 de junho, na Arena Corinthians, contra a Croácia. Depois, a Seleção pega o México no dia 17, no Castelão, em Fortaleza. Por fim, enfrenta Camarões no dia 23, no Mané Garrincha, em Brasília. 

A seleção brasileira vai iniciar a preparação para a Copa do Mundo no dia 26 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O local foi completamente reformado a pedido da comissão técnica para receber o grupo antes da competição. 
Quartos individualizados, salas de recuperação, departamento médico, salão de jogos... Tudo pronto para receber os atletas da melhor maneira possível. Para reformar o local, a CBF investiu cerca de R$ 15 milhões. 
Antes da Copa do Mundo, o Brasil vai realizar dois testes. O primeiro será contra o Panamá, no dia 3 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia. Três dias depois, o encontro será diante da Sérvia, no Morumbi, em São Paulo.
Confira a lista completa de convocados:
Goleiros:
Jefferson (Botafogo)
Julio César (Toronto F.C)
Victor (Atlético-MG)

Zagueiros:
Dante (Bayern de Munique)
David Luiz (Chelsea)
Henrique (Napoli)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (PSG)

Meio-campistas:
Fernandinho (Manchester City)
Hernanes (Inter de Milão)
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Oscar (Chelsea)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Willian (Chelsea)

Atacantes:
Bernard (Shakhtar)
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit)
Jô (Atlético-MG)
Neymar (Barcelona)

Fonte: G1 Notícias