quarta-feira, 27 de março de 2013

Cura de leucemia é anunciada por cientistas


Foi publicado nesta semana uma pesquisa no New Engand Journal of Medicine que abre espaço para o tratamento de uma forma de leucemia muito complicada para os médicos, a leucemia linfocítica aguda (LLA). Especialistas da Universidade da Pennsylvania conseguiram curar uma paciente infantil utilizando um método de reprogramação das células da defesa.

A garota é esta da foto, Emily Whitehead. Ela foi diagnosticada com a doença quando tinha apenas cinco anos. Como os tratamentos convencionais não estavam surtindo efeito, os pais da menina resolveram tentar o tratamento experimental.

O método consiste em modificar geneticamente as células de defesa. Assim, elas passam a combater as células cancerígenas. Um ano depois, Emily permanece sem a doença.

O método ainda não apresentou 100% de eficácia em outras pessoas – houve um paciente que morreu -, mas abre espaço para a cura de outros tipos de câncer, como da mama e da próstata, dizem pesquisadores.

CCJ aprova admissibilidade de PEC que autoriza entidade religiosa a questionar lei no STF

2012031310217_Joao Campos 1103MEDA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, nesta quarta-feira (27), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 99/11, do deputado João Campos (PSDB-GO), que inclui as entidades religiosas de âmbito nacional entre aquelas que podem propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal (STF). Entre estas entidades estão, por exemplo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e a Convenção Batista Nacional.

A proposta será analisada por uma comissão especial e, em seguida, votada em dois turnos pelo Plenário.

Autores
Hoje, só podem propor esse tipo de ação:

  • o presidente da República;
  • a Mesa do Senado Federal;
  • a Mesa da Câmara dos Deputados;
  • a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal;
  • governador de Estado ou do Distrito Federal;
  • o procurador-geral da República;
  • o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
  • partido político com representação no Congresso Nacional;
  • confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

João Campos afirmou que a medida é uma “ampliação da cidadania e do acesso à Justiça”. “Alguns temas dizem respeito diretamente às entidades religiosas. A questão da imunidade tributária, por exemplo, assim como a liberdade religiosa e o ensino religioso facultativo, entre outros. Se tivermos em algum momento alguma lei que fere um desses princípios não teríamos como questionar isso no Supremo. Com a proposta, estamos corrigindo uma grave omissão em que o constituinte incorreu ao deixar essa lacuna”, argumentou o autor da PEC 99/11.

30,4% dos municípios estão sem reserva de água para consumo humano


Relatório da Ematerce, divulgado este mês, destaca que a situação atinge água tanto para consumo humano quanto animal. Pastagens também não são suficientes em municípios de todas as regiões do Ceará

Relatório da Ematerce aponta que 30,4% dos municípios cearenses estão, ao mesmo tempo, sem reserva de água para consumos humano e animal - como cacimbas, córregos, poços profundos - e também sem pastagem suficientes para o rebanho por conta dos efeitos da estiagem prolongada. O levantamento foi realizado pelos técnicos do órgão ao longo da primeira quinzena de março e lançado no último dia 15.

O Vale do Jaguaribe é a região mais afetada. São 12 cidades nessa situação de calamidade. Entre elas, Iracema, Jaguaribara e Limoeiro do Norte. O Sertão Central vem logo em seguida, com 10 municípios, como Milhã, Mombaça e Quixeramobim. Também com 10 cidades, o Sertão dos Inhamuns e de Crateús - como exemplos, Tamboril, Independência e Quiterianópolis. Ao todo, esses 56 municípios prejudicados estão divididos em oito regiões.

Em todas as 13 regiões do Ceará, segundo o relatório, são registradas cidades em que tanto reservas hídricas para humanos e para animais quanto pastagem estão se esgotando ainda em março ou sob risco de esgotamento até maio. “Nosso desespero é água para consumo animal. Estamos pensando em propor carro-pipa para alimentar os bichos, mas sabemos que não têm tantos pipas disponíveis para fazer o serviço”, pontua o diretor técnico da Ematerce, Walmir Magalhães. “A estimativa é que o Estado tenha perdido 5% do rebanho, de 100 a 130 mil cabeças em todo o Ceará até o final de 2012 por causa da seca”, completa. Ele afirma que as populações sem reservas hídricas têm sido abastecidas por carro-pipa ou saído de suas terras.

De acordo com Magalhães, o relatório é feito quinzenalmente. No próximo dia 30, uma atualização deverá ser divulgada. Apenas em abril, entretanto, seria possível ter uma noção mais detalhada da situação, porque a quadra chuvosa já estará estabilizada.


Saiba mais

O relatório da Ematerce destaca ainda área estimada de plantio em hectares e sua efetivação no Estado. Os números foram coletados na primeira quinzena de março.

Os dados apontam que, dos 1.215.251 hectares em que poderia haver plantio, apenas 28,65% está sendo utilizado.

O diretor técnico da Ematerce, Walmir Magalhães, avalia que já se esgotaram as possibilidades de plantio na região dos Sertão dos Inhamuns e de Crateús. “A gente espera que chova, pelo menos, para fazer água para os animais”.

Ao contrário, no Cariri, houve uma espécie de corrida em busca de sementes nos escritórios da Ematerce pelos agricultores da região depois das chuvas dos últimos dias. “Já no Sertão Central continua seco”, sublinha.

Francisco Bezerra de Freitas, 22, e Mardonio Nobre Carneiro, 25, foram atingidos e socorridos pelos próprios policiais, mas não resistiram aos ferimentos. Outros dois assaltantes conseguiram fugir


Francisco Bezerra de Freitas, 22, e Mardonio Nobre Carneiro, 25, foram atingidos e socorridos pelos próprios policiais, mas não resistiram aos ferimentos. Outros dois assaltantes conseguiram fugir

Dois integrantes de uma quadrilha de assaltantes morreram após confronto com policiais na noite desta terça-feira, 26, em Morada Nova, a 161,1 km de Fortaleza.

Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a Polícia tinha informação que uma quadrilha acusada de vários roubos na região estava na zona rural de Morada Nova. 

Quando chegaram ao local, se depararam com quatro integrantes da quadrilha e deram voz de prisão. No entanto, os assaltantes reagiram e houve troca de tiros. 

Francisco Bezerra de Freitas, 22, e Mardonio Nobre Carneiro, 25, foram atingidos e socorridos pelos próprios policiais, mas não resistiram aos ferimentos. Os outros dois assaltantes conseguiram fugir.

Com os criminosos mortos, os policiais apreenderam dois revólveres e um colete.

Cid processa jornalista Ricardo Boechat por comentário em que governador foi chamado de canalha


O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), move processo judicial contra o jornalista Ricardo Boechat, da emissora de rádio Bandnews. Em comentário no último mês de janeiro, Boechat chamou Cid de canalha devido à contratação da cantora baiana Ivete Sangalo para a inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral.

Na manhã desta quarta-feira, 27, Boechat informou, na Bandnews, que foi notificado da ação por oficial de justiça. Ouça o que ele dissee que levou o governador a mover o processo:


No comentário que provocou a ação, o jornalista questiona a postura da cantora baiana por ter aceito fazer o show e, embora ressalte que ela faz jus ao cachê, a artista deveria observar a natureza do contrato. E aí passa a se deter sobre a postura de Cid. "Será que a saúde pública do Ceará pode dispor desse dinheiro prum espetáculo? Será que eu (Ivete, ao aceitar fazer o show) não tô entrando, sem perceber, na lógica canalha desses políticos, que acham que dinheiro público é pra isso? Como canalha é esse governador do Ceará. Porque isso é uma canalhice".

O jornalista ainda lembra o polêmico episódio da viagem de Cid, durante o Carnaval de 2008. "A mesma canalhice que ele fez quando pegou um jatinho particular, com dinheiro do contribuinte cearense, para passear na Europa com a sogra e a mulher. Um cara que é capaz de fazer esse tipo de coisa e não cometer harakiri depois que é descoberto e ainda bate no peito e tira onda: 'Vou fazer doa a quem doer'. Em você é que não dói. Não é dinheiro seu, é dinheiro do contribuinte".

Por fim, Boechat ainda explica o uso do adjetivo. "Quem faz canalhice é canalha. Cid Gomes nesse caso e no outro do avião, também, agiu como canalha. Não tem outro nome".

Na época da polêmica, questionado pelo site Comunique-se, que faz análise de conteúdos jornalísticos, Boechat disse que profissionais de imprensa são muito cerimoniosos  ao criticar políticos. "O Ceará é um estado miserável e analfabeto. Como um cara pega um jatinho e vai para a Europa com o dinheiro desse contribuinte? É um canalha, um canalha reincidente".

Dilma diz ser contra combate à inflação que sacrifique crescimento


Um dia antes da divulgação de um relatório trimestral do Banco Central que fala sobre as perspectivas para a inflação no ano, a presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (27) que não apoia políticas de controle inflacionário que sacrifiquem o crescimento.

"Eu não concordo com políticas de combate à inflação que 'olhem' a questão do crescimento econômico, até porque temos uma contraprova dada pela realidade: tivemos um baixo crescimento no ano passado e um aumento da inflação, porque houve um choque de oferta devido à crise e fatores externos", disse.

A presidente fez a declaração em Durban, na África do Sul, onde participa da cúpula anual dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O governo Dilma está vivendo hoje uma encruzilhada financeira. Por um lado, precisa adotar medidas para retomar o crescimento do país, que no ano passado foi de apenas 0,9%. Do outro, tem de manter a inflação sobre controle.

Para alguns economistas, a adoção de políticas fiscais e monetárias expansionistas por parte do governo, especialmente após a crise financeira de 2008, ajudaram a turbinar a inflação.

Entre as medidas, estão, por exemplo, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e da taxa básica de juros, a Selic, como forma de estimular o consumo e impulsionar a retomada do crescimento.

Dilma, porém, rebateu a crítica.

"Esse receituário que quer matar o doente antes de curar a doença é complicado. Eu vou acabar com o crescimento do país? Isso daí está datado. É uma política superada."

Atualmente, a expectativa das instituições financeiras é que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique por volta de 5,71% este ano, longe do centro da meta inflacionária estabelecida pelo BC, de 4,5%.

Pressão

Dilma falou sobre a política inflacionária do país em um momento em que o governo é pressionado pelos mercados para adotar políticas mais firmes em relação à inflação - possivelmente com uma alta dos juros.
Na última segunda-feira, a projeção para a Selic do fim do ano subiu pela terceira semana seguida, de 8,25% para 8,5%.

Atualmente, a taxa básica de juros está a 7,25% ao ano.

Por outro lado, Dilma garantiu que o governo está "atento" e que acompanha a inflação com cuidado, mas disse não acreditar que a alta de preços esteja descontrolada.

"Não achamos que a inflação está fora do controle. Pelo contrário, achamos que ela está controlada e o que há são alterações e flutuações conjunturais", defendeu a presidente.

Para ela, tais "flutuações" hoje estariam ligadas ao aumento dos preços das commodities. "Não tem nada que nós possamos fazer internamente, a não ser expandir a nossa produção, para conter o aumento dos preços das commodities derivado da quebra de safra nos Estados Unidos."

Economistas, no entanto, discordam dessa visão e apontam que a existência de gargalos estruturais na economia brasileira acaba favorecendo a subida dos preços.

Segundo Dilma, o governo está tomando uma série de medidas para conter a alta de preços no médio e longo prazo. Uma delas seria o aumento do investimento em educação e qualificação profissional dos trabalhadores.

"O que vai baixar o custo do trabalho vai ser, primeiro, o aumento da produtividade através da ampliação da capacitação, e nós estamos fazendo junto com o setor privado um grande programa de formação profissional", disse Dilma.

Como uma segunda medida anti-inflação, a presidente mencionou a desoneração da folha de pagamentos, que também diminuiria a pressão sobre os custos de trabalho.

"A desoneração começou com poucos setores. Agora, todos querem aderir - ou a grande maioria dos setores', disse Dilma. 'Temos 42 (setores desonerados), vamos para 44 e já previmos desoneração para 2015."

Doutora Fernanda é a grande campeã do BBB13, com 62,79% dos votos

fernanda-bbb13-perfil"O que será que trouxe vocês até aqui? O que os levou tão longe? Fernanda, movida a desejo de justiça. Nasser, meninão, doutor Grilo...", discursa Pedro Bial diante dos dois grandes finalistas do BBB13: Fernanda e Nasser.

Doutora Fernanda é a grande campeã desta edição com 62,79% dos votos e é quem leva o prêmio de R$ 1,5 milhão. Assim, cabe ao gaúcho o segundo lugar, com 28,29% dos votos e R$ 150 mil no bolso.

 

Confira a trajetória da campeã

Fernanda entrou na casa mais vigiada do Brasil com um grande sonho: fazer comunicação. Apesar de ser formada em Direito, ela admitiu, logo na primeira Prova da Imunidade, o desejo de mudar de profissão. E foi se comunicando com um e outro que a mineira de Belo Horizonte foi se firmando na casa como uma pessoa brincalhona, companheira e cheia de amor para dar.

Antes de a princesa se enlaçar com André, Fernanda chegou a dividir a cama com Nasser. Os dois dormiram agarradinhos com travesseiro cobrindo os rostos. A atitude gerou suspeitas entre Andressa, Aline e Aslan, mas, tempos depois, viu-se que o alvo da mineira era outro...

André, seu futuro “príncipe”, deu a deixa ao afirmar que gostava do “jeitinho mineirinho” de Fernanda. Na primeira festa da casa, ela se mostrou interessada no capixaba e chegou a dizer para Marien que o brother seria o único homem a quem ela daria uma oportunidade no confinamento.

 

Entre tapas e beijos

beijo_fernanda_andre_300x225Com quatro dias de jogo, Fernanda e André trocaram um breve selinho, o que, mal sabiam eles, se transformaria em algo muito maior. Em outro momento,a sister chegou a tentar beijar o brother para valer, mas ele se esquivou. No entanto, depois de dançarem juntos na pista, o capixaba levou a advogada para a cozinha e, depois de uma troca de olhares e risos, os dois finalmente se beijaram.

Depois de muitos beijos, carinhos e DRs, o romance entre o príncipe e a princesa foi por “um copo de água” abaixo. Durante a Festa Yemajá, a sister se desentendeu com André e jogou água no rosto do brother. A briga do casal, após o bafão da noite, gerou uma série de discussões, e o príncipe chegou a afirmar que o conto de fadas havia acabado.

E como se fosse expert no quesito “lançamento de bebida”, a sister “causou” mais uma vez ao jogar cerveja no rosto de Nasser, na Festa Malandra. O bafão custou a ela mais uma briga com André, que, nesse dia, nem mesmo dormiu na mesma cama em que a advogada.

Fernanda e André também tiveram que superar um momento delicado: dividir o Castigo do Monstro, depois de uma briga! Os dois cumpriram bravamente a tarefa, mas não se falaram durante o castigo.

Fernanda também teve que enfrentar outras brigas: as que protagonizou com Kamilla, sua inseparável companheira de confinamento. Por discordar da paraense em alguns momentos, a sister teve que aturar bate-boca, xingamento e até gelo dado pela miss. Depois dos desentendimentos, Fernanda partia para as homenagens para Kamilla. Entre elas, uma camisa de plástico com coração,planta e borboletas mortas e uma pichação à base de pasta de dente, feita no vidro do Quarto do Líder, onde então “residia” a Líder do Pará.

 

Vetos e Paredões

Em sua trajetória, a mineira ganhou duas vezes o “Poder do Não” no jogo da discórdia, o que gerou problemas para ela. Na primeira vez, ela vetou Marcello, Kamilla, Yuri e Natália da Prova do Líder. Na segunda, a advogada mirou em Nasser, Ivan, Fani, Elieser, Anamara e Natália. As tantas nomeações fizeram com que ela virasse alvo de votos na disputa.

E eis que a sister conheceu o tão temido Paredão. Com quatro votos da casa,Fernanda foi emparedada ao lado da conterrânea Marien - que foi indicada pela Líder Kamilla - e de Elieser - que foi indicado por Nasser, que atendeu o Big Fone. Marien foi quem deu adeus à disputa pelo R$ 1, 5 milhão.

fe_20130308123341Depois do primeiro susto, Fernanda usufruiu também das regalias do Líder. Depois de uma prova de resistência acirrada, a sister ficou sozinha na disputa com André, que deixou a liderança para a mineira, em um dos grandes momentos do jogo para o casal.

O Paredão que mais marcou a mineira foi o que teve que enfrentar junto com seu amado André, seu príncipe encantado. Na reta final do programa, quando só restavam apenas cinco confinados, ela foi mandada para a berlinda em um momento delicado. Pela casa, ela recebeu a maioria dos votos, assim como Natália, enquanto Nasser era o Líder. No desempate, o gaúcho optou por colocar a mineira no Paredão com o seu affair.

Foi a partir daí que os momentos mais dramáticos do casal vieram à tona. Fernanda, depois de muitas tentativas de Andressa, teve uma DR com a paranaense sobre o voto que a sister depositou nela. A mineira perdoou a esteticista, mas as lágrimas foram inevitáveis. Com a expectativa do fim do “reinado”, o casal resolveu até brincar com a situação e fez coroas e mantas reais com papel laminado para simbolizar a união do príncipe e da princesa do BBB13. E chegaram a pedir para que os brasileiros não votassem no Paredão para que ambos continuassem felizes em seu conto de fadas.