quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

TCE quer mais rigor dos Municípios com Transporte Escolar

 

Representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) fazem, nesta quarta-feira (20), a partir das 9 horas da manhã, recomendação aos novos prefeitos para serem evitados desvios de finalidade no transporte escolar.

O encontro, que acontece na sede da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), em Fortaleza, tem, também, a participação de representantes da Secretaria de Educação do Estado. Boa parte dos recursos para o transporte escolar é repassada pelo Governo Estadual, daí o TCE acompanhar a qualidade do serviços.

O Tribunal de Contas constatou, ao longo dos últimos seis anos, irregularidades no uso do transporte escolar. Os veículos eram utilizados para serviços em áreas que não tinham qualquer vinculação com a eduçação.

Os desvios começam a ser combatidos e o TCE quer mais rigor dos municípios no controle da qualidade do transporte que deve ter como exclusividade única o transporte dos estudantes.

O diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo (ICE) do TCE, Rubens Cezar Parente Nogueira, em entrevista ao jornailsta Luzenor de Oliviera, no Jornal Alerta Geral (FM 104.3 - Grande Fortaleza, e emissoras afiliadas à Rede Somzoom Sat no Interior) desta quarta-feira, falou sobre as ações que o TCE deverá desempenhar durante todo o ano de 2013. 

Por: Redação Web

Papa pode mudar regras do conclave antes de renunciar, diz Vaticano

CIDADE DO VATICANO, 20 Fev (Reuters) - O papa Bento 16 pode alterar as regras que regem o conclave da Igreja onde cardeais de todo o mundo se reunirão no próximo mês para, secretamente, eleger o seu sucessor, anunciou o Vaticano nesta quarta-feira.

Bento 16 estava estudando a possibilidade de fazer alterações em duas leis estabelecidas por seu antecessor, o papa João Paulo 2º, antes de renunciar em 28 de fevereiro, disse um porta-voz.

As mudanças podem afetar a data de início do conclave.

O porta-voz padre Federico Lombardi disse que Bento 16 estava considerando fazer mudanças que iriam "harmonizar" dois documentos aprovados pelo seu antecessor.

Um rege o período enquanto o papado está vago, conhecido como "Sé Vacante", e outro é mais específico sobre o funcionamento do conclave depois que ele começa.

A constituição apostólica de 1996 pelo papa João Paulo 2º, chamada de "Universi Dominici Gregis", estipula que um conclave deve começar entre 15 e 20 dias após o papado ficar vago, o que significa que não pode começar até 15 de março sob as regras atuais.

Alguns cardeais acreditam que um conclave deve começar mais cedo, a fim de reduzir o tempo em que a Igreja Católica Romana ficará sem um líder.

Cardeais de todo o mundo já começaram consultas informais por telefone e email para a construção de um perfil do homem que eles acham que seria mais adequado para liderar a Igreja em um período de crise contínua.

Cerca de 117 cardeais com menos de 80 anos de idade terão o direito de entrar no conclave, que é realizado na Capela Sistina.

(Reportagem de Philip Pullella e Naomi O'Leary)

Tiririca chama política de ‘negócio maluco’ e confessa que pensou em jogar a toalha no Congresso

 

Eleito com mais de 1,3 milhão de votos, o deputado federal Tiririca (PR-SP) afirmou em entrevista ao R7 que pensou em desistir da política no meio do mandato, que começou em 2011 e vai até 2014. Tiririca classificou a política como “um negócio maluco” e afirmou que “não dá para fazer muita coisa pelo povo e pelo País” no Congresso.

— A mecânica da própria política é jogo de interesses, é interesse de um e de outro. Eu pensei em jogar a toalha, mas disse: ‘Não, não vou decepcionar os eleitores, a galera que votou em mim, mais de 1 milhão’. Vou terminar esses dois anos aí, se Deus quiser, sem ter falta nenhuma.

A família também ajudou Tiririca a não decepcionar seus eleitores e a permanecer no Congresso pelos próximos dois anos. O deputado, no entanto, admite ‘tirar o pé’ na segunda metade do mandato para dar andamento à carreira artística.

— Conversando com a minha esposa, minha mãe, elas disseram: não, pô, foi uma coisa tão legal. Aí esses dois anos aí, eu quero me dedicar mais à minha carreira artística. Eu estou com uma filhinha de três anos, eu quero curtir ela e tal. O tempo fica muito curto para você curtir a família, fazer show, fazer televisão.

Tiririca é um dos deputados mais assíduos da Câmara dos Deputados e não esconde o orgulho de marcar presença em todas as reuniões da Casa: “Eu sou um dos sete [que nunca faltaram]. Eram 15, depois caiu para nove e agora são sete... Então isso é legal, vou tentar manter isso aí, apresentando projetos e tudo”.

Na época da campanha eleitoral de 2010, Tiririca usava, entre seus slogans, a frase: “Você sabe o que faz um deputado federal? Eu também não sei, vote em mim que eu te conto”. Dois anos depois de iniciar o mandato, o deputado garante que já aprendeu as tarefas de um parlamentar.

—[Um deputado federal] trabalha muito e produz pouco, por causa dessa burocracia toda da política. E é complicado. É o que eu falei: interesses diferentes, interesses de partido. Uma loucura.  

Fonte: R7 NOTÍCIAS