sábado, 9 de março de 2013

Antônia Fontenelle quer escrever livro sobre sua história: 'É punk'

Antônia Fontenelle inaugura o Centro de Acolhimento Marcos Paulo (Foto: André Muzell / AgNews)

A viúva do diretor Marcos Paulo, Antônia Fontenelle, contou para a revista "Caras" que pretende escrever um livro sobre a sua história daqui a 10 anos. Dentre as revelações está a polêmica entre ela e a família de Marcosdesde a sua morte. As herdeiras do diretor - as filhas Vanessa e Mariana, das uniões com Tina Serina e Renata Sorrah, e da ex-mulherFlávia Alessandra, representante da outra filha, Giulia- travam uma briga na justiça pelos bens deixados por ele. "Um dia, quando eu tiver uns 50 anos, conto tudo em um filme porque minha história é punk", disse ela à publicação.

Na entrevista, Antônia lembrou que ficou surpresa ao ser informada por uma funcionária de Marcos que a fechadura da porta de seu apartamento havia sido trocada por ordem da família após sua morte. "Não tenho a menor mágoa de nenhuma delas, apenas fiquei surpresa. São pessoas que não precisam, bem-sucedidas. Uma das coisas que me deixaram mais triste foi terem fechado o apartamento onde morávamos juntos. Tinha  coisas minhas lá. Elas não podiam telefonar, como faziam para outros assuntos, e avisar que trocariam as fechaduras?"

Durante o tratamento do marido contra o câncer no esôfago, Antônia contou também que buscou forças no espiritismo no centro kardecista Lar de Frei Luiz, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. "Certo dia ele não conseguia comer, seu esôfago estava absolumetament queimado. Bebia água em gotas. Quando voltei (do Lar de Frei Luiz), estava sentado na sala, tomando canja e assistindo à TV. Ele não me acompanhava, mas acreditava".

Fonte: Ego.notícias

Castelão recebe representantes da FIFA e do COL neste sábado (09)

Representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) chegam ao Ceará para mais uma visita de inspeção in loco ao Castelão neste sábado (09). A vistoria antes da realização da Copa das Confederações contará com a presença dos responsáveis pela operação dos estádios da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Os trabalhos fazem parte do cronograma de atividades para garantir o bom funcionamento das arenas nos eventos que exigem esquemas especiais para receber bem o público e as delegações.

Castelão Destaque

Nós sempre recebemos com alegria a FIFA/LOC no Ceará. É motivo de orgulho cada vez que mostramos a Arena Castelão e reforçamos nosso compromisso para Copa das Confederações que se aproxima e também para a Copa do Mundo da FIFA”, destacou o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.

A programação terá início às 8 horas no auditório Blanchard Girão da Arena Castelão. Recebidos pelo secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, a comitiva contará com cerca de 60 pessoas. Além da inspeção física do Castelão, os técnicos da FIFA e do COL trocam informações com a sede em assuntos relacionados a tráfego, segurança, tecnologia, credenciamento, ingressos, imprensa, estrutura para a transmissão de TV e hospitalidade, entre outros assuntos. A última Inspection Tour antes da Copa das Confederações, chega à capital Cearense depois de passar por Rio de Janeiro e Recife. Daqui a comitiva segue com os trabalhos para Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Arena Castelão

O primeiro estádio a ficar pronto para a Copa das Confederações e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 TM, foi entregue em 16 de dezembro de 2012, com uma festa que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e show do cantor Fagner. Foram 2 anos de obras para que o torcedor cearense pudesse voltar a ver o Castelão em sua mais plena forma. No dia 27 de janeiro de 2013, as torcidas de Ceará e Fortaleza puderam voltar a frequentar a principal casa do futebol local para a rodada dupla inaugural do campo de jogo. A data histórica, contou com a presença secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke; do Ministro do Esporte; Aldo Rebelo; do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marín; e dos ídolos Ronaldo e Bebeto que foram recepcionados pelo Governador do Estado, Cid Gomes; pelo secretário especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa; pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e pelo secretário da Copa da cidade, Domingos Neto.

Ao todo, o projeto envolve recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção, conservação e atualização tecnológica. A Arena Castelão ainda é o equipamento construído para os jogos da FIFA no Brasil com o menor valor de assento.

Imprensa - Durante a visita de inspeção, as equipes de imprensa previamente credenciadas contarão com oportunidade para a captação de imagens e um pronunciamento informal sobre a visita com a presença do gerente geral de integração operacional do COL, Tiago Paes e do chefe do escritório da Copa do Mundo da FIFA 2014, Chris Unger.

Serviço:

Visita de inspeção da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) ao Castelão

Local: Arena Castelão (Acesso pelo Edifício Fares Cândido Lopes - Av. Alberto Craveiro, 2775)

Data: 09/03/2013

Hora: 8 horas

08.03.2013

Fonte:Coordenadoria de Comunicação da Secopa

Inflação acumulada de Fortaleza é maior do Brasil em 12 meses

De acordo com o IBGE, os produtos alimentícios aumentaram 1,59% em fevereiroA inflação acumulada de Fortaleza registrou ao longo dos últimos doze meses variação de 9,24%. O resultado foi o maior observado entre as 11 cidades pesquisadas e faz parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) divulgado nesta sexta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação dos preços na capital cearense nos primeiros meses de 2012 também foi a maior registrada entre as capitais e ficou em 2,16%.
Em relação ao índice referente ao mês de fevereiro, Fortaleza registrou variação de 0,92% contra o percentual de 1,24% de janeiro. Apesar de indicar uma redução, o valor foi o segundo maior dentre as capitais ficando atrás apenas de Recife (1,14%). O menor índice referente ao mês passado ficou com o Rio de Janeiro (-0,06%). Sobre os índices nacionais, o INPC apresentou variação de 0,52% em fevereiro ficando 0,40 ponto percentual abaixo do resultado de 0,92% de janeiro. Nos dois primeiros meses do ano, a variação situou-se em 1,44%.
IPCA
Levando-se em consideração os números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referentes à inflação oficial, Fortaleza obteve variação de 8,31%. O resultado foi o segundo maior no acumulado dos últimos doze meses ficando atrás apenas de Belém (8,75%). Já em fevereiro, a capital cearense registrou alta de 0,72%. Durante o mês de fevereiro, o item energia elétrica com peso de 3,18% exerceu significativo impacto para baixo no IPCA. Em Fortaleza, a redução do item foi de -13,74%.
Ainda em relação ao mês passado, o item combustíveis obteve alta de 3,09% em Fortaleza. Em janeiro, o aumento havia sido de 2,49%. A gasolina, segundo o levantamento, exerceu o segundo maior impacto individual com 0,16 ponto percentual. A alta nas bombas foi ocasionada pelo reajuste de 6,60% nas refinarias a partir do dia 30 de janeiro.
O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979 e refere-se às família com rendimento mensal de um a cinco salários mínimos cujos chefes de famílias sejam assalariados. Já o IPCA, também realizada pelo instituto desde 1980, remonta às famílias com renda de um a 40 salários mínimos.
Para o cálculo do índice mensal foram comparados os preços coletados no período de 30 de janeiro a 27 de fevereiro de 2013 (referência) com os preços vigentes no período de 29 de dezembro de 2012 a 29 de janeiro de 2013 (base).

Fonte: O POVO Online

Cardeais examinam a portas fechadas finanças da Igreja

Cardeais estão reunidos desde a última segunda-feira para discutir temas polêmicos referentes à Igreja Católica

Os 151 cardeais reunidos ontem na Cidade do Vaticano para preparar o conclave examinaram a portas fechadas as controvertidas finanças da Santa Sé, num momento em que a imprensa italiana publica mais revelações quentes a respeito do escândalo Vatileaks. Os chamados príncipes da Igreja, entre os quais todos os 115 eleitores, após a chegada do vietnamita Jean-Baptiste Phan Minh Man, o único que faltava, examinaram a situação econômica da Cúria Romana. Em particular, atualizaram-se sobre o Instituto de Obras Religiosas (IOR), o banco do Vaticano, núcleo de tensões internas que levaram ao chamado Vatileaks, o vazamento de cartas e documentos confidenciais do Papa à imprensa.

Os cardeais encarregados de três “ministérios” econômicos expuseram diante dos cardeais a situação das finanças do Estado, segundo informou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi. “Foram intervenções sintéticas e claras, segundo o próprio setor. Os cardeais estarão à disposição daqueles que quiserem mais informação e detalhes”, disse.

”Não posso dizer nada sobre o conteúdo das intervenções, só algo geral. Mas é óbvio que os cardeais podem falar entre eles deste argumento”, reconheceu Lombardi ao ser interrogado a respeito do Vatileaks.

Há três anos, a Justiça italiana abriu uma investigação judicial contra dois diretores do banco do Vaticano, que têm um patrimônio de cinco bilhões de euros, por violarem as leis italianas sobre a lavagem de dinheiro. Existe entre os cardeais um princípio de que há necessidade de uma maior transparência na gestão interna, marcada por intrigas, abusos de poder e tráfico de influência através de um lobby gay.

Para o vaticanólogo italiano Marco Politi, o escândalo acelerou a decisão de Bento XVI abdicar e pesa nos debates das reuniões cardinalícias atuais para a reforma da Cúria. “Vão traçar o perfil do homem que buscam, que deve ter a força para realizar a reforma”, sustenta Politi, autor do livro Joseph Ratzinger, crise de um papado.

Segundo meios de comunicação na Itália, os cardeais do país, ao que tudo indica, perderam a batalha por uma eleição rápida, sendo possível que a data do conclave deixe de ser anunciada nesta semana. “Ainda não foi fixada a data do conclave”, advertiu sorridente Lombardi durante a conversa diária com a imprensa. O debate e a votação para estabelecer a data da eleição do futuro papa “ainda não amadureceram”, explicou. Embora os influentes cardeais norte-americanos tenham aceitado manter silêncio diante da imprensa, como pediu elegantemente o Vaticano, e cancelado sua conversa diária com os jornalistas, dentro dos muros da sede da Igreja estão sendo abordados os temas centrais para o futuro do Catolicismo.

O Colégio Cardinalício concordou em seu conjunto em enviar um telegrama de pêsames pela morte do presidente venezuelano Hugo Chávez, assinado pelo decano, o italiano Angelo Sodano, e enviado ao presidente em funções, Nicolás Maduro. (das agências de notícias)

ENTENDA A NOTÍCIA

Os cardeais decidiram levar o tempo que for necessário para analisar os graves problemas da Cúria romana, e por pressão dos prelados brasileiros e americanos exigem esclarecimentos dos escândalos e questões de governança antes da eleição do próximo pontífice

Fonte: O POVO on line

Conclave começa na terça-feira, 12 Reunião de cardeais escolherá novo Papa, sucessor de Bento XVI.

O conclave, reunião de cardeais que escolherá o novo Papa, vai começar na próxima terça-feira (12 ), anunciou o Vaticano nesta sexta (8). A data foi escolhida na segunda congregação do dia. Mesmo com a definição, está mantida uma nova congregação a ser realizada no sábado.
Diferentemente do conclave, em que só participarão os 115 cardeais com direito a voto, as congregações têm participação de todos os cardeais que estão no Vaticano.

Na manhã de terça deverá ser celebrada uma missa e, à tarde, começam as votações. A eleição ocorre em um sistema de votações sucessivas até que um cardeal alcance 2/3 dos votos.

Odilo Majella 08.03 (Foto: Dylan Martinez/Reuters)

Isolamento
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, deu mais detalhes sobre como será o conclave.
Os cardeais não poderão receber informações externas durante a reunião, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica.
De acordo com Lombardi, para garantir o sigilo das reuniões, serão instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A medida já foi tomada com relação à Sala dos Sínodos, onde têm ocorrido as congregações, garantindo o segredo dos encontros.

Os cardeais não terão de passar por revista para entrar na Capela Sistina, local do conclave. Já os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos.

Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.

Foto fornecida pelo jornal 'L'Osservatore Romano' mostra trabalhadores elevando o piso da Capela Sistina, no Vaticano. Cardeais definiram que o conclave começará na terça-feira (12). (Foto: L'Osservatore Romano/AP)

Na entrevista coletiva foram mostradas imagens da Casa Santa Marta, onde os cardeais ficarão hospedados durante o conclave.
Os quartos ainda precisam ser sorteados, explicou Lombardi. "Não há diferença entre os quartos, é apenas uma questão de organização para manter a igualdade entre todos e não haver privilégios entre os cardeais", disse.


Renúncia de Bento XVI
Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou em 11 de fevereiro que havia decidido renunciar. Foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.
Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Permanecerá lá por 2 meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

Fonte: G1 MUNDO

Os Desaparecidos de Salve Jorge

 

Confira lista de personagens esquecidos por Glória Perez - 1 (© Montagem Famosidades)

RIO DE JANEIRO - "Salve Jorge" estrou com ares de superprodução e um elenco megalomaníaco. Glória Perez escalou quase 100 atores para o folhetim global.

No entanto, o folhetim não agradou os "viúvos" de "Avenida Brasil, começou a patinar na audiência e a emissora pediu que a autora fizesse reparos na história.

A mudança da sinopse original fez Glória ficar a trama no drama no tráfico de pessoas e, com isso, uma dezena de personagens foram deixados de lado.

Muitos atores estão há meses sem gravar e não se sabe o futuro de seus papéis na produção. Outros fazem apenas figuração de luxo com pouquíssimas falas e nenhuma função importante na trama.

Fonte: msn ENTRETENIMENTO

Dilma anuncia na TV desoneração de produtos da Cesta Básica

 

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (8) a retirada dos impostos federais que incidem sobre todos os produtos da cesta básica.

O anúncio foi feito durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV por ocasião do Dia Internacional da Mulher, no qual ela também divulgou medidas dedefesa do consumidor e de combate à violência contra a mulher.

A desoneração dos produtos da cesta básica entrou em vigor com a publicação, na noite desta sexta, em edição extra do "Diário Oficial da União".

O governo vai zerar a incidência de PIS/Pasep-Cofins e de IPI de 16 itens: carnes (bovina, suína, aves e peixes), arroz, feijão, ovo, leite integral, café, açúcar, farinhas, pão, óleo, manteiga, frutas, legumes, sabonete, papel higiênico e pasta de dentes.

Com a redução dos impostos, em tese, o preço desses produtos vai baixar. Nesta quinta (7), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) informou que, em fevereiro, os preços da cesta básica subiram em 15 das 18 capitais pesquisadas pelo órgão.

 

AS DESONERAÇÕES DA CESTA BÁSICA

Pis-Cofins

IPI

Produto

De

Para

De

Para

Carnes (bovina, suína, aves, peixes, ovinos e caprinos)

9,25%

0%

0%

0%

Café

9,25%

0%

0%

0%

Óleo

9,25%

0%

0%

0%

Manteiga

9,25%

0%

0%

0%

Açúcar

9,25%

0%

5%

0%

Papel higiênico

9,25%

0%

0%

0%

Pasta de dentes

12,5%

0%

0%

0%

Sabonete

12,5%

0%

5%

0%

Leite essencial

0%

0%

0%

0%

Feijão

0%

0%

0%

0%

Arroz

0%

0%

0%

0%

Farinha de trigo ou massa

0%

0%

0%

0%

Batata

0%

0%

0%

0%

Legumes

0%

0%

0%

0%

Pão

0%

0%

0%

0%

Frutas

0%

0%

0%

0%

Fonte: governo federal

“A partir de agora, todos os produtos da cesta básica estarão livres do pagamento de impostos federais”, disse a presidente durante o pronunciamento.

“Com esta decisão, você, com a mesma renda que tem hoje, vai poder aumentar o consumo de alimentos e de produtos de limpeza, e ainda ter uma sobra de dinheiro para poupar ou aumentar o consumo de outros bens”, afirmou Dilma.

Alguns itens, como leite, feijão, arroz e farinha, já não tinham nenhum desses impostos, mas no sabonete, por exemplo, havia incidência de 12,5% de PIS-Cofins e de 5% de IPI.

“Boa parte desses produtos já não pagava o Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, mas ainda incidia uma alíquota de 9,25% do PIS-Cofins sobre os principais alimentos que você consumia”, explicou a presidente.

Segundo informou assessoria do Planalto, a isenção de PIS-Cofins será feita por meio de uma medida provisória. Já a de IPI se dará por meio de decreto.

Itens de higiene pessoal - sabonete, papel higiênico e pasta de dentes – não faziam parte da cesta básica e serão incluídos a partir de agora.

“Definimos um novo formato da cesta básica de alimentos. Esse formato respeita seus hábitos de alimentação e de higiene, além de priorizar os alimentos de mais qualidade nutritiva, o que vai trazer mais saúde para você e para sua família”, disse a presidente.

Em setembro, Dilma vetou artigo que determinava a isenção de PIS-Cofins e IPI sobre os alimentos da cesta básica. O artigo constava da medida provisória 563, de incentivos à inovação tecnológica e que amplia a desoneração da folha de pagamento.

Na época do veto, a presidente argumentou que a efetiva desoneração da cesta básica deveria levar em conta não só tributos federais, mas também os estaduais. Ela decidiu, então, criar um grupo de trabalho para mapear a tributação federal (IPI e PIS-Cofins) e a estadual (ICMS) sobre esses itens e para definir quais produtos compõem a cesta básica. O grupo foi comandado pelo Ministério da Fazenda.

Em fevereiro, a presidente reafirmou que o governo estudava a desoneração integral da cesta básica. “Estamos revisando quais são os produtos que integram a cesta básica, a fim de que nós possamos desonerá-los integralmente”, disse, durante entrevista para rádios do Paraná.

Renúncia fiscal
Com a medida anunciada nesta sexta-feira, o governo abrirá mão de R$ 7,3 bilhões em impostos ao ano, dos quais R$ 6,8 bilhões relativos a PIS/Cofins e R$ 572 milhões a IPI. Somente em 2013, a renúncia fiscal será de R$ 5,5 bilhões, segundo as contas do governo.

“Conto com os empresários para que isso signifique uma redução de pelo menos 9,25% no preço das carnes, do café, da manteiga, do óleo de cozinha, e de 12,5% na pasta de dentes, nos sabonetes, só para citar alguns”, disse.

Durante o pronunciamento, Dilma falou sobre o “cuidado” com o controle da inflação e dirigiu-se às telespectadoras para dizer que governa o país “com a mesma responsabilidade que você e seu marido governam sua casa”.

“É por isso que não descuido um só momento do controle da inflação, pois a estabilidade da economia é fundamental para todos nós”, afirmou.

“Foi assim que baixamos os juros para os mais baixos níveis da nossa história. Foi assim que reduzimos, como nunca, a conta de luz de todos os brasileiros”, declarou Dilma.

Defesa dos consumidores
A presidente anunciou que, a partir de 15 de março, o governo passará a adotar novas medidas de defesa do consumidor. Ela disse que o país passará a “fiscalizar com mais rigor, aplicar multas mais adequadas, vai conscientizar empresas, consumidores e toda a sociedade sobre as vantagens, para todos da melhoria das relações de consumo”.

“No próximo dia 15 de março, não por coincidência, o Dia Internacional do Consumidor, vamos anunciar um elenco de medidas que transformarão a defesa do consumidor, de fato, em uma política de Estado no Brasil”, declarou.

O governo deverá criar novos instrumentos legais premiar boas práticas e punir as más, conforme disse a presidente, além de reforçar os Procons e criar mecanismos capazes de dar “respostas mais ágeis e mais efetivas” às demandas do consumidor.

“Vamos cobrar melhorias de serviços e mais transparências das empresas e do próprio governo”, afirmou.

Fonte: G1 Economia