quarta-feira, 13 de março de 2013

Igreja Católica tem um novo Papa: Cardeal Argentino é escolhido

Argentino é o novo papa (© Getty Images)

Getty Images

A Igreja Católica tem um novo papa: o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, arcebispo de Buenos Aires, foi o escolhido. Ele adotou o nome de Francisco I. A fumaça branca liberada pela chaminé da Capela Sistina às 19h05 (horário local, 15h05 em Brasília) desta quarta-feira (13) sinalizou que os 115 cardeais chegaram a um nome de consenso. O novo papa foi anunciado em latim, da sacada da Basílica de São Pedro, cerca de uma hora depois. O conclave começou na última terça-feira (12).

O nome do papa foi anunciado após o tradicional "habemus papam" (temos um papa) para a multidão reunida na praça. Este é o primeiro papa latino-americano e o nome adotado por ele é inédito. A escolha do cardeal foi uma surpresa, já que seu nome não figurava entre os mais cotados nos bastidores e nas casas de aposta.

Em seu primeiro pronunciamento, o papa pediu aos fiéis que orem por Deus para que ele abençoe seu caminho, que "deve ser de amor e irmandade" e brincou com sua nacionalidade ao dizer: "parece que os cardeais foram buscar o novo pontífice no fim do mundo". 

Jorge Mario Bergoglio recebeu ao menos 77 votos dos cardeais-eleitores, o que configura dois terços do total.

A Praça de São Pedro entrou em uma explosão de comemorações depois que a fumaça branca surgiu da chaminé. Os sinos da Basílica de São Pedro repicaram dando a boa nova ao pontífice, que passou à chamada sala das lágrimas para se vestir com batina branca e sapatos vermelhos. As pessoas presentes na praça se abraçaram, choraram e se encaminharam à Basílica para receber o novo papa e ouvir suas primeiras palavras ao mundo como pontífice.

A eleição do novo papa vem após a súbita e surpreendente renúncia de Bento XVI, de 85 anos. Ele deixou o cargo no último dia 28 de fevereiro, alegando não ter mais forças para liderar a Igreja, em um momento em que ela enfrenta vários problemas, dos escândalos de abusos sexuais às acusações de corrupção no Banco do Vaticano.

O conclave anterior, de 2005, durou dois dias e levou três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa -- exatamente como a escolha deste ano.

Perfil

Bergoglio, agora papa Francisco I, nasceu em 17 de dezembro de 1936 na capital argentina, filho dos italianos Mario Bergoglio, um funcionário ferroviário, e Regina.

Ele cresceu na capital argentina, onde começou a estudar e se formou como técnico químico, mas pouco depois escolheu o sacerdócio, decisão que o levou ao seminário do bairro portenho Villa Devoto.

Em 1958, começou o noviciado na Companhia de Jesus, e por isso se mudou para Santiago do Chile, onde realizou estudos humanísticos e, em 1964, retornou a Buenos Aires para se dedicar ao ensino de Literatura e Psicologia no colégio de El Salvador.

Cursou Teologia entre 1967 e 1970 na Faculdade de Teologia do Colégio de San José, em San Miguel de Tucumán (norte da Argentina).

Seu sacerdócio começou em 13 de dezembro de 1969, ano no qual foi à Espanha para completar seu terceiro 'probandato' (período que serve para preparar intelectualmente os jovens sacerdotes) na Universidade Alcalá de Henares de Madri.

A docência desempenhou um papel muito importante na biografia do cardeal Bergoglio, já que ele deu aulas em diversos colégios, seminários e faculdades.

Em 1972, retornou à Argentina, após seu período na Espanha, para trabalhar como mestre de noviços em Villa Barilari, na cidade de San Miguel, no norte do país.

Além disso, entre 1980 e 1986, foi professor na Faculdade de Teologia de San Miguel e reitor do colégio máximo da Faculdade de Filosofia e Teologia, cargos que compartilhou com o de pároco da igreja Patriarca San José, também na cidade de San Miguel.

Em 1986, retornou à Europa, concretamente à Alemanha, para finalizar sua tese doutoral, mas foi transferido à cidade de Córdoba para trabalhar como diretor espiritual e confessor da Companhia de Jesus.

Sua nomeação como bispo aconteceu em 20 de maio de 1992, quando o papa João Paulo II o designou bispo da diocese de Auca e bispo auxiliar da diocese de Buenos Aires.

Cinco anos mais tarde, em 1997, foi nomeado arcebispo coauditor de Buenos Aires e, em 1998, após a morte do arcebispo e cardeal Quarracino, se tornou arcebispo de Buenos Aires.

Bergoglio teve uma grande presença na Conferência Episcopal Argentina, instituição que presidiu durante seis anos, de 2005 a 2011, e entre suas publicações mais conhecidas estão 'Meditaciones para religiosos' ('Meditações para religiosos'), de 1982, 'Reflexiones sobre la vida apostólica' ('Reflexões sobre a vida apostólica'), de 1986, e 'Reflexiones de esperanza' ('Reflexões de esperança'), de 1992.

O agora papa Francisco, que foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do Conselho Pontifício pela Família e da Comissão Pontifícia pela América Latina.

Fonte: msn NOTÍCIAS

Cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, é o novo Papa, Francisco I

O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.
 
Bergoglio vai se chamar Papa Francisco I.
 
A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.
O novo pontífice deve aparecer em breve na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o Mundo).
O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.
A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.

 

Conclave

O conclave, votação secreta que escolhe o novo pontífice, foi convocado após a renúncia de Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e concretizada em 28 de fevereiro.
Bento XVI saiu alegando que não tinha mais forças para a tarefa de liderar a igreja. Seu pontificado foi marcado por várias crises, pelo escândalo do acobertamento da pedofilia e pelo vazamento de documentos secretos no chamado escândalo VatiLeaks.
O conclave ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis.
A imprensa italiana afirmou que um dos principais temas das congregações foi um dossiê preparado no ano passado, a pedido do hoje Papa Emérito Bento XVI, sobre irregularidades na Cúria Romana. Cardeais estariam pressionando pelo acesso ao documento. Questionados abertamente, o Vaticano e cardeais minimizaram a importância do documento.

 

Renúncia de Bento XVI

O alemão Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou em 11 de fevereiro que havia decidido renunciar.
Ele foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.
 
Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele permanecerá lá por dois meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

Fumaça branca é liberada, e Igreja Católica tem um novo Papa


Fumaça branca indica escolha de novo papa

A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca liberada pela chaminé da Capela Sistina às 19h05 (horário local, 15h05 em Brasília) desta quarta-feira (13) mostra que os 115 cardeais chegaram a um nome de consenso. O novo papa será anunciado em breve, em latim, da sacada da Basílica de São Pedro. O conclave começou na última terça-feira (12).
O nome adotado pelo novo papa será ouvido pela primeira vez quando um cardeal surgir na sacada e anunciar "habemus papam" (temos um papa) para a multidão reunida na praça.
Entre os mais cotados para o cargo estão o arcebispo de Milão, Angelo Scola, e o brasileiro Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. Vaticanistas acreditam que os cardeais buscaram um representante que se mostre um administrador firme e experiente, e com capacidade de inspirar os fiéis.
O nome indicado recebeu ao menos 77 votos dos cardeais-eleitores, o que configura dois terços do total.
A eleição do novo papa vem após a súbita e surpreendente renúncia de Bento XVI, de 85 anos. Ele deixou o cargo no último dia 28 de fevereiro, alegando não ter mais forças para liderar a Igreja, em um momento em que ela enfrenta vários problemas, dos escândalos de abusos sexuais às acusações de corrupção no Banco do Vaticano.
O conclave anterior, de 2005, durou dois dias e levou três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa.
Processo
Os cardeais foram trancados na Capela Sistina na tarde de terça-feira (12) depois de cada um jurar, em latim, com a mão sobre o Evangelho, que manterá segredo sobre os procedimentos e discussões do conclave.
Em seguida, o mestre papal de cerimônias, Guido Marini, fez o anúncio de Extra omnes -- 'Todos para fora' -- o chamado para que todos os não participantes do conclave deixassem o recinto.
Em seguida, a Capela Sistina foi trancada por fora. A partir deste momento, os cardeais passaram a comer, votar e dormir em áreas isoladas do mundo e dos meios de comunicação até terem cumprido a tarefa de escolher o novo papa.
Aparelhos bloqueadores de sinais de celular e internet foram instalados na Capela Sistina e na Casa de Santa Marta, onde ficam os quartos em que os cardeais passaram a noite.
*Com informações das agências internacionais

Fonte: O Estadão

Rock in Rio anuncia Justin Timberlake entre atrações de 2013

Rio de Janeiro, 11 mar (EFE).- A organização do Rock in Rio, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, anunciou nesta segunda-feira a participação do cantor americano Justin Timberlake, que se apresentará no dia 15.

Com a participação confirmada de Justin, a organização comunicou que as apresentações dos também americanos Bruce Springsteen e John Mayer, programadas inicialmente para o mesmo dia, ficaram para 22 de setembro.

Os organizadores também anunciaram hoje a presença no festival do americano Phillip Phillips, vencedor do reality show American Idol.

"Estamos muito felizes por trazer o Justin. Agradecemos a Bruce e John por terem adaptado suas agendas e mudado a data de suas apresentações. Tenho certeza de que eles farão um grande show, independentemente do dia que subirão ao palco", declarou Roberto Medina, criador e organizador do festival.

Timberlake está prestes a lançar seu terceiro álbum de estúdio, "The 20/20 Experience", previsto para chegar ao mercado brasileiro no dia 19 deste mês.

Os outros artistas "principais" nos demais dias de programação do festival são Beyoncé (13 de setembro), Metallica (20) e Bon Jovi (21) e as bandas britânicas Muse (14) e Iron Maiden (22).

A programação desses dias será completada por artistas como as bandas britânicas Slayer e Florence and The Machine, o grupo californiano de rock alternativo Thirty Seconds to Mars, os americanos do Matchbox Twenty, os percussionistas franceses de Les Tambours du Bronx e o grupo sueco Ghost, entre outros.

A lista de brasileiros será liderada por bandas como Sepultura, Capital Inicial e Jota Quest, além de Ivete Sangalo, entre outros. EFE

Fonte: Yahoo! Notícias

Justiça do Ceará determina interdição de delegacia e remoção de presos

 

O juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, determinou a interdição da Delegacia de Capturas  e a transferência dos presos para as casas de detenção provisórias em um prazo de 60 dias.

A decisão, divulgada nesta terça-feira (12), atendeu a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, que denunciou a “progressiva e maléfica deterioração” das dependências da delegacia.

De acordo com o juiz, a delegacia deverá ficar interditada até a conclusão das reformas necessárias, de acordo "com as exigências previstas nas normas e resoluções ambientais".

No pedido, o MP sustenta a necessidade de intervenções nas estruturas de concreto e nas instalações elétricas e hidrossanitárias da unidade, além de outros reparos, de modo a torná-la adequada à permanência dos detentos.

Segundo o promotor de Justiça José Filho, a situação estaria acarretando “sérios riscos à saúde e à integridade física dos funcionários, dos presos, dos parentes e amigos que realizam visitas aos custodiados”.

O juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira afirmou que a vistoria realizada no local constatou o panorama de abandono e deterioração, “situação que afronta, irrefutavelmente, as garantias mínimas de proteção aos direitos humanos, notadamente, o respeito à integridade física e moral e à saúde dos presos ali constritos, trazendo prejuízos, inclusive, aos servidores que prestam serviço no referido prédio público”.

O Estado do Ceará apresentou contestação, alegando que é atribuição exclusiva do Poder Executivo ditar as políticas públicas, não cabendo interferência do Poder Judiciário. O magistrado, porém, considerou que é legítima a interferência do Judiciário, quando a atuação do ente público não for suficiente para garantir a efetivação dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal.

Vereador Lindomar Rodrigues contesta notícia sobre sua condenação

Lindomar Rodrigues - melhoradaO até então vereador, Lindomar Rodrigues, veio, através de seu perfil no Facebook, apresentar sua resposta em relação ao processo que o condenou pela pratica do crime de Pirataria. Em consideração aos nossos leitores e a parte ofendida com a notícia veiculada, estamos repassando a defesa do vereador.

Nota de esclarecimento "A Bem da Verdade"

 
Em respeito aos cidadãos cearenses e de forma muito especial de nossa querida Acopiara, tomo a iniciativa de esclarecer alguns “boatos” espalhados recentemente em minha cidade, amplamente divulgados pela oposição, inclusive pela imprensa marrom em Iguatu, mesmo ferindo as regras de direito, tendo em vista que não foi nos dado o contraditório e nem a ampla defesa para o exercício da verdade, acerca de “processo judicial”, que me tem como parte, evento este que envolve radiodifusão.
  1. O homem público, em qualquer nível ou esfera de poder, tem como maior patrimônio político a sua coragem, disposição, compromisso em prol da maioria que necessita do poder público maior atenção. É sua obrigação, e não favor, ser servo do povo. No meu caso, radialista, blogueiro, pai de família e sempre vocacionado para enfrentar desafios, sinto-me no dever de proceder dentro da mais perfeita ordem legal, visto que a Terra do Lavrador me elegeu vereador com expressiva votação, no pleito passado e, daí tenho feito esforços gigantescos para o crescimento de meu município e, também, tentar extirpar da vida pública aqueles coveiros das instituições que dilapidaram e roubaram os cofres públicos.
  2. Sou homem suficiente para ter o compromisso firmado, a palavra assumida, o dito e feito.
  3. Sou um homem simples e determinado do interior. Tenho a devida noção do meu papel de cidadão e vereador. Nunca o poder subiu a minha cabeça. A minha vocação, sempre foi a de servir ao meu povo. Fui sim, às vezes incompreendido, cometi erros, característica inerente ao ser humano. Porém, nunca nada foi feito de forma proposital com o fito de prejudicar, caluniar, ou subtrair valor monetário de quem quer que seja. A comunidade do centro sul do Ceará é testemunha disto.
  4. Faço estes comentários preliminares, nesta NOTA AO POVO, por uma razão muito forte. Tenho sido atacado, desdenhado em meu valor que é a minha moral. O motivo dessas acusações feitas contra mim pessoalmente e contra este homem público tem razões torpes.
  5. Refiro-me à campanha sistemática que o radialista João Inácio Neto, o vereador Wil Almeida e outros, têm feito por intermédio da rádio Jornal Centro Sul de Iguatu, cuja diretoria recai sobre o suplente de deputado estadual Marcelo Sobreira, quase que diariamente, inclusive enviando matérias e informações traiçoeiras, para a região.
  6. Nos últimos dias, espalharam na rede social e em alguns blogs que eu perderia meu mandato, tendo em vista ação final sobre um processo de radiodifusão comunitária. Como era feito de pequena monta, aceitei suspensão processual, substituindo tal condição por pagamento feito em 06 (seis) cestas básicas destinadas a APAE de Iguatu e, assim, arquivado o processo sem discussão de mérito. Somente isto.
    Enganam-se os poucos que anunciaram a cassação de meu mandato. Continuo firme e sempre defenderei o povo dos ataques dos sanguessugas e forças do atraso. Estarei vigilante meu povo. Não se preocupe. Sei defender vocês, bem como, me defender de todos os males.
  7. Finalmente, esclareço, o meu espírito libertário, democrático e transparente, haja vista que nada tenho de errado ou algo a esconder no serviço público.
  8. Faço em nome de minha honra, da honra de minha família e da integridade moral de meu mandato.
Acopiara (CE), 08 de março de 2013.
Lindomar Rodrigues.:
Seu vereador, seu fiscal, seu amigo
Em virtude do questionamento infundado do vereador condenado, estamos, através desta postagem, declarando a veracidade da notícia postada no dia 10 de março, tendo em vista que a dúvida do ofendido fere diretamente a seriedade do Blog da RVQ, que é tradicionalmente conhecido por manter a imparcialidade e seriedade em suas notícias. Fundamentaremos a noticia veiculada nos mais diversos meios de comunicação do estado. Além da resposta, que os servidores do Facebook declararam como spam pelas repetidas vezes em que foi postada em vários compartilhamentos da página da Rádio Vale do Quincoê no Facebook, Lindomar Rodrigues pediu, em conversa privada, que a página da emissora fosse excluída de seu perfil na rede social, o que nos é impossível pois não podemos impedir que as pessoas curtam e tenham acesso aos nossos comentários na rede social, somos transparentes e não discriminamos nosso público.
Seguindo o princípio da publicidade, está disponível no site da Justiça Federal no Ceará o processo que condenou o vereador Lindomar Rodrigues pelo crime de Pirataria. Para visualiza-lo, sigam as instruções abaixo:
  1. Entre no site www.jfce.gov.br;
  2. O número do processo referente ao crime de pirataria é 0000747-68.2007.4.05.8102 (2007.81.02.000747-6);
  3. Após digitar o número do processo no espaço reservado, clique em pesquisar para visualiza-lo.

Trechos Relevantes do Processo

(…)
O acusado promoveu o funcionamento, sem a devida autorização, da emissora de radiodifusão rádio FM 105,1, MHZ, situada no Município de Acopiara, fato constatado por fiscalização empreendida pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, realizada em 3.5.2004.
(…)
Ante o exposto, NEGO PROVIMENTO ao recurso para confirmar a sentença que condenou FRANCISCO IRAMAR DA SILVA, pela prática do delito tipificado no artigo 70 da Lei 4.117/62, à pena de 1 (um) ano de detenção, a ser cumprida inicialmente em regime aberto, substituída por uma pena restritiva de direito, consistente em doação de cestas básicas a entidade beneficente, a ser melhor especificada pelo juízo da execução penal (art.44, parágrafo 2º do CP).
(…)
Atualizado às 15:18 do dia 13 de março de 2013
Cópia dos Dados Básicos e Sentença na Íntegra direto do site do Justiça Federal no Ceará disponibilizado para download em PDF
 
Dados Básicos
Sentença na Íntegra
 

MPF recorre da decisão que livrou Lula de improbidade

O procurador da República Hélio Ferreira Heringer Junior recorreu da decisão da Justiça Federal de Brasília que, em novembro passado, livrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de responder a uma ação de improbidade administrativa que o acusava de promoção pessoal e de benefício ao banco BMG, envolvido no escândalo do mensalão. A procuradoria vai insistir perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, na devolução de R$ 9,5 milhões de Lula e do ex-ministro da Previdência Amir Lando aos cofres públicos pelo envio de cartas a assegurados do INSS informando sobre a possibilidade de obter empréstimos consignados a juros reduzidos.

O envio das correspondências em setembro de 2004, no entender do Ministério Público Federal (MPF), favoreceu o BMG, único banco privado na ocasião que havia entrado no bilionário mercado de crédito consignado do País. O recurso foi apresentado pelo MPF no dia 22 de janeiro, mas somente nesta segunda-feira, dia 11 que constou, de acordo com o andamento processual, como pronto para decisão judicial.

Nas 15 páginas da apelação, Heringer Junior disse que nos casos de ressarcimento de dinheiro público decorrentes de atos de improbidade não há prescrição. Essa é uma manifestação contrária ao que decidiu o juiz Paulo Cesar Lopes para extinguir a ação sem apreciar sem mérito. Segundo o magistrado, já havia passado mais de cinco anos entre o ato dito ímprobo e o ajuizamento da ação - o que levaria à extinção de uma eventual punição determinada pelo Estado.

Segundo o procurador, o prazo prescricional para o ex-presidente Lula, por exemplo, só começou a contar a partir do dia 31 de dezembro de 2010, portanto um mês antes do ajuizamento da ação de improbidade. No caso de Amir Lando, o MP reconhece que o caso prescreveu quanto ao ato considerado ímprobo, mas ele ainda pode ter de devolver os recursos públicos decorrentes do envio supostamente irregular das correspondências.

O integrante do Ministério Público defendeu ainda que Lula, no caso do envio das cartas, pode, sim, ser processado por improbidade administrativa e não apenas por crime de responsabilidade, como havia decidido o magistrado. "Não se pode afirmar que, no caso dos autos, os apelados estivessem no exercício de natureza política, mas em autêntico exercício de atividade administrativa", afirmou o procurador.

Mensalão

Essa é a única ação contra Lula na Justiça que, indiretamente, o envolve ao escândalo do mensalão. Em outubro de 2012, dirigentes da instituição foram condenados pela Justiça Federal mineira de, assim como integrantes da cúpula do Banco Rural no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, terem concedido empréstimos fraudulentos ao PT e ao empresário Marcos Valério que abasteceram o esquema de pagamento de propina a parlamentares no primeiro mandato do governo Lula.

Lula ainda pode ser alvo de um processo criminal na Justiça Federal de Minas Gerais por causa do escândalo. Em dezembro, o jornal O Estado de S. Paulo revelou o teor do depoimento do empresário Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República segundo o qual o ex-presidente, entre outras acusações, teria se beneficiado de recursos do mensalão. O caso está sob análise da Procuradoria da República em Minas, que pode arquivar o caso ou denunciá-lo.

Fonte: Yahoo! Notícias