quinta-feira, 18 de abril de 2013

Menores de 16 anos só poderão entrar nos estádios de Fortaleza acompanhados por um responsável

torcedores-detidos-classico-reiCrianças e adolescentes de até 16 anos só poderão entrar nos estádios de futebol de Fortaleza acompanhados dos pais, representantes legais ou maiores de idade devidamente autorizados. A decisão é da juíza Alda Maria Holanda Leite, coordenadora das Varas da Infância e da Juventude de Fortaleza, e consta na Portaria 4/2013, publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira, 18.

De acordo com inforamações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a magistrada considerou o fato de que muitos adolescentes terem sido apreendidos no último domingo, 14, durante a partida entre Fortaleza e Ceará, na Arena Castelão.

Conforme publicado pelo O POVO Online no último domingo, 14, 184 torcedores foram detidos no entorno do Castelão antes do início do Clássico-Rei. Destes, 84 eram adolescentes. Segundo o TJCE, a situação vem sendo uma constante nas partidas de maior proporção, o que torna necessário buscar meios de prevenção.

A iniciativa atende ao pedido do procurador de Justiça, coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), José Wilson Sales Júnior. Por meio de ofício, assinado no último dia 16, ele solicitou a elaboração de portaria regulamentando a entrada de menores nos estádios da Capital.

A determinação tem como base o artigo 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De acordo com o texto, compete à autoridade judiciária disciplinar, através de portaria, ou autorizar, mediante alvará, a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsável, em estádios e outros locais.

Barbosa é eleito por revista como um dos 100 mais influentes do mundo

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi eleito pela revista norte-americana Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. A revista divulgou sua lista anual nesta quinta-feira (18). O chef de cozinha Alex Atala é outro brasileiro que figura na lista.

Segundo a revista, os brasileiros se orgulham de Barbosa por ele ser o primeiro presidente negro do STF e por simbolizar "a promessa de um novo Brasil comprometido com o multiculturalismo e a igualdade. A "Time" diz ainda que ele foi nomeado como o "menino pobre que mudou o Brasil".

A revista dividiu as cem pessoas em cinco grupos e Barbosa figura na lista dos "pioneiros". Ainda há os "líderes", "artistas", "ícones" e "titãs". O músico norte-americano Jay Z e Kate Middleton, mulher do príncipe britânico William, também figuram na lista dos 100 mais influentes.

A máscara de Carnaval mais vendida no Brasil neste ano não foi a de um jogador de futebol ou de um pop star, mas sim de Joaquim Barbosa, jurista que no ano passado presidiu o julgamento do maior caso de corrupção do país e se tornou o primeiro presidente negro do Supremo Tribunal Federal, diz o início do texto do perfil de Barbosa em tradução livre.

A "Time " lembra o passado pobre de Barbosa e diz que foi por meio da educação que ele conseguiu mudar suas condições de vida.

"Um dos oito filhos de um pedreiro, Barbosa viu a educação como seu bilhete para sair da pobreza. Ele trabalhou como faxineiro e tipógrafo no Senado para se sustentar durante a faculdade de Direito. Barbosa obteve doutorado na Sorbonne (universidade em Paris), aprendeu quatro línguas estrangeiras e estudou na Universidade de Columbia, em Nova York", diz o texto.

Para a publicação, Barbosa não se esquiva de controvérsias e é "campeão" em ações afirmativas e na defesa do aborto.

A revista lembra que Barbosa foi nomeado ministro do STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, mas "ferozmente independente" condenou, durante o processo do mensalão, muitos colaboradores próximos de Lula.

Fonte: Associação dos Magistrados Mineiros

Explosão deixa 60 mortos e centenas de feridos em fábrica no Texas

foto1

Uma violenta explosão em uma fábrica de fertilizantes devastou nesta quarta-feira a localidade texana de West, na região de Waco, deixando dezenas de mortos e feridos, informaram as redes de TV dos Estados Unidos.

Segundo o canal de TV local KWTX, que cita o diretor dos serviços de emergência de West, George Smith, a detonação provocou entre 60 e 70 mortos e mais de 100 feridos. A explosão ocorreu por volta das 20H00 local (22H00 Brasília) e devastou a fábrica Fertilizer em West, nos arredores de Waco, disse à AFP o porta-voz dos bombeiros Don Yeager.

Uma unidade de atendimento de emergência foi montada em um campo de futebol americano próximo ao local da tragédia, de onde os feridos eram levados para os hospitais da região. As autoridades locais confirmaram que mais de 60 feridos foram atendidos em hospitais e segundo um socorrista, que pediu para não ser identificado, ao menos 40 feridos estão em estado muito grave.

Entre as vítimas há vários bombeiros que combatiam um incêndio na fábrica de fertilizantes em West, localidade de 2.500 habitantes na região de Waco, revelaram testemunhas.

A enorme detonação foi ouvida a dezenas de quilômetros de distância e provocou uma bola de fogo de uns 30 metros de diâmetro sobre a fábrica. A CNN informou que mais de 50 residências foram destruídas. Yeager revelou que as chamas atingiram vários prédio sem torno da fábrica de fertilizantes. Na região há um asilo, uma escola e um condomínio com vários apartamentos.

O vento na região complicava o trabalho dos bombeiros e espalhava as substâncias tóxicas provenientes dos escombros da fábrica. O cheiro de amônia era muito forte na zona.

As autoridades ordenaram a saída de centenas de pessoas que vivem na região, e ao menos metade da população de West teve que abandonar suas casas, enquanto a direção do vento era monitorada para determinar futuras evacuações diante do risco de gases tóxicos.

A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama acompanha de perto a situação.

Bill Bohannan, que visitava seus pais em West, disse que a explosão foi imensa: "Estava ao lado do meu carro, com minha namorada, quando ocorreu a detonação. Cada casa em uns quatro quarteirões foi afetada".

Crystal Anthony, que integra a junta do distrito escolar de West, revelou que ela e a filha foram "jogadas" no chão pela força da explosão, mesmo estando a várias quadras da fábrica de fertilizantes. "Um asilo foi destruído, e há ainda um complexo de apartamentos e a escola (secundária de West) que se incendiou", revelou Anthony, acrescentando que vários idosos e moradores dos prédios atingidos foram levados a um campo de futebol e a um ginásio.

Segundo sismólogos, a explosão provocou um tremor de 2,1 graus de magnitude, que foi percebido em várias cidades vizinhas.

A Federal Aviation Administration (FAA) proibiu os voos abaixo de 3 mil pés sobre a região do acidente. "Começou com um pequeno incêndio e a água entrou em contato com o amoníaco", depois ocorreu uma enorme explosão, revelou o recepcionista de um hotel próximo.

"Eu moro a 300 metros da fábrica e os vidros das minhas janelas foram destruídos", disse Jason Shelton, um habitante de West, ao canal Dallas Morning.

O incidente ocorre após os Estados Unidos serem abalados pelo atentado que na segunda-feira deixou três mortos e mais de 180 feridos durante a maratona de Boston, e pela revelação de que cartas com veneno foram enviadas a Obama e a um senador americano.

A próxima sexta-feira marca o 20º aniversário da morte de 80 pessoas em Waco como resultado do assalto das autoridades contra o rancho da seita dos 'Davidianos'.

 

Explosão no Texas