terça-feira, 9 de abril de 2013

Stefhany Absoluta virou mulher e agora divide os palcos com a irmã, Ari Loba

STEFHANY-ABSOLUTALembra daStefhany Absoluta? A cantora que estorou no Youtube com o hit 'CrossFox'. Agora a moça tem acompanhia da irmã, Ari Loba, nos palcos. A bela está com 21 anos e diz quedeixou a fase de garotinha para trás para se tornar mulher.

Ao lado da irmã caçula Ariele, 16, mais conhecida como Ari Loba, Stefhany gravou o novo CD, "Somos Absolutas", lançado em junho de 2012. Após o lançamento do trabalho, as duas seguiram com a turnê "No Arrocha" pelo Nordeste. Reunindo mais de quatro mil pessoas por shows, a dupla está se apresentando em casas noturnas de cidades do Maranhão, Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

Nessa nova fase da carreira até o carro Stefhany mudou. Em 2010, a bela sofreu um acidente no CrossFox. O carro capotou três vezes e 'deu perda total'. Na hora de comprar um veículo novo, a cantora preferiu uma Hilux. Mas, revela que não fez nenhuma música sobre o automóvel.

Confira o clipe da música 'Gata Felina, de Stefhany Absoluta e Ari Loba:

 

Jacarés são encontrados no Lago Jacarey, área residencial de Fortaleza

jacare2

Dois jacarés de papo amarelo despertam a atenção de moradores do Lago Jacarey, no Bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. De acordo o chefe de fiscalização do Ibama no Ceará, Roufran Ribeiro, os dois répteis foram colocados no lago por um morador que os criava em casa. O lago é cercado por um calçadão e residências.

Apesar de serem conhecidos como animais perigosos, segundo o chefe de Fiscalização do Ibama, os dois não oferecem risco porque são de pequeno porte. "O que nós ficamos sabendo é que os dois foram colocados na água por um morador que os criava em casa. Eles são pequenos e não oferecem perigo para ninguém", disse.

Ainda segundo Roufran Ribeiro, o Ibama vai aguardar um posicionamento da Defesa Civil e Corpo dos Bombeiros para poder encaminhá-los para um local apropriado. "Vamos esperar uma equipe do corpo de bombeiros ir até o local e retirá-los. Somente depois vamos encaminhá-los para um habitat natural", disse.

 

Jacaré não representa perigo

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Leandro Nogueira, o órgão só pode capturar o animal se o mesmo sair da lagoa e invadir outras áreas como calçadas e rua. "Tão logo ele sair do seu habitat natural que é o lago e venha circular nos calcadões, ou até mesmo invadir o asfalto, aí nós vamos fazer a captura. Por enquanto, ele não oferece nenhum perigo por se tratar de um jacaré de pequeno porte", disse.

Enquanto nenhuma providência é tomada pelos órgãos de fiscalização, a permanência do jacaré no lago divide a opinião dos moradores. Para o aposentado Moacir Rosa, é interessante ter um jacaré por perto, no momento da caminhada.  "Ele é interessante e aos poucos começa a aparecer. Vai ser legal ter um bicho desses por aqui. Sempre que eu caminho eu jogo pão para os peixes e para ele também", afirmou.

Já a psicologa Fátima Guabiraba conta que o jacaré é perigoso e está aos poucos acabando com a fauna do local. "Nós tínhamos aqui cinco marrecos e pássaros. O jacaré já comeu todos. Com isso, as aves estão desaparecendo", disse.

O jacaré de papo amarelo tem couro da barriga amarelo e o corpo coberto por placas muito duras. A cauda tem a forma de serra e é forte como um chicote. A fêmea pode colocar até 30 ovos e vive por cerca de 50 anos.

Casa do prefeito de Quixaramobim (CE) é alvo de operação que apura fraudes

Os domicílios do prefeito, do vice-prefeito e do procurador-geral do município cearense de Quixeramobim são alvos de mandados de busca e apreensão da operação Quixeramobim Limpo II

Os domicílios do prefeito, do vice-prefeito e do procurador-geral do município cearense de Quixeramobim são alvos de mandados de busca e apreensão da operação Quixeramobim Limpo II, iniciada nesta terça-feira (9/4) pelo Ministério Público do Ceará e pela Polícia Civil. A operação apura fraudes em licitações e está integrada com a Operação Nacional Contra a Corrupção que ocorre simultaneamente em 12 estados.

Além de 30 mandados de busca e apreensão, foi decretado o afastamento por 180 dias do prefeito, Cirilo Pimenta; do vice-prefeito, Tarso Borges; do procurador-geral do Município, Ricardo Alexander Cavalcante; dos secretários municipais e integrantes da comissão de licitação, do presidente da autarquia de trânsito e outros gestores municipais. No total, são 26 afastamentos. Foi determinada também a quebra dos sigilos bancário e fiscal e a indisponibilidade dos bens dos envolvidos.

Os promotores de Justiça que atuam no caso pretendem entregar ao procurador-geral de Justiça do Ceará, um requerimento pedindo intervenção estadual em Quixeramobim, de acordo com informações da assessoria de comunicação do Ministério Público do Ceará.

Em março desse ano ocorreu a operação Quixeramobim Limpo I e, após análise parcial do material apreendido, foi verificada a ocorrência de fraudes licitatórias na atual gestão que representam prejuízos aos cofre públicos de aproximadamente R$ 6 milhões.

Fonte: Correio Braziliense

Tratamento do câncer: sob medida para cada caso

SÉRGIO SIMON: "Duas pacientes da mesma idade têm câncer de mama com nódulos do mesmo tamanho e recebem tratamentos diferentes. Entenda o porquê".

Tumores aparentemente iguais podem ter características radicalmente diferentes. / Imagem: Thinkstock

Tumores aparentemente iguais podem ter características radicalmente diferentes. / Imagem: Thinkstock

Por SÉRGIO SIMON

Maria Alice tem 51 anos e foi tratada de um câncer de mama. Ela tinha um nódulo de 1,8 cm na mama esquerda e os gânglios da axila estavam limpos, sem sinais de doença. Helena também tem 51 anos e também foi tratada de um câncer de mama. Ela igualmente tinha um nódulo de 1,8 cm na mama esquerda e os gânglios axilares também estavam sem sinais de doença.

Após a cirurgia, Maria Alice recebeu radioterapia e um comprimido de anti-hormônio para tomar durante 5 anos. E Helena, após a cirurgia, recebeu 6 ciclos de quimioterapia intensiva, junto com um tratamento à base de anticorpos durante 1 ano, além da radioterapia. Como é possível? Uma delas certamente recebeu tratamento errado, certo? Não! As duas receberam tratamentos absolutamente corretos.

Há poucos anos, Maria Alice e Helena teriam recebido tratamentos idênticos. Mas o fato é que o câncer de mama não é mais considerado uma doença única, mas como um grupo de várias doenças bastante diferentes entre si, que têm em comum apenas o fato de surgirem no mesmo órgão.

Um dos principais avanços da oncologia nos últimos anos foi o reconhecimento que os tumores, mesmo quando aparentemente iguais, podem ter características e comportamentos radicalmente diferentes e, por este motivo, necessitam de tratamentos individualizados. 

Uma das funções do oncologista é identificar, com a maior precisão possível, e com a ajuda de vários profissionais, o tipo de aberração ou defeito molecular que a célula tumoral daquele paciente apresenta. Enquanto alguns tumores apresentam mutações de DNA que o tornam mais sensíveis a um determinado tratamento, outro tumor aparentemente idêntico pode ter características moleculares totalmente opostas.

Isto fez com que os patologistas (os profissionais que fazem o diagnóstico do tumor ao microscópio) se armassem de várias ferramentas e testes moleculares para melhor identificar as alterações biológicas de cada caso. Hoje em dia, qualquer laboratório completo de patologia usa muito mais do que um simples microscópio: é a chamada patologia molecular.

IMUNOHISTOQUÍMICA

O exame mais comumente usado na caracterização dos tumores é o chamado de "imunohistoquímica". Neste exame, o patologista recobre uma finíssima camada de tumor com anticorpos específicos, ligados a corantes. Se o tumor apresentar determinadas proteínas contra as quais os anticorpos são produzidos, estes se fixam na célula tumoral e podem ser vistos, pela presença do corante, ao microscópio do patologista. Desta maneira, usando uma variedade grande de anticorpos, o patologista consegue nos dizer de que tecido saíram aquelas células malignas e quais são as alterações moleculares que podem fazer diferença no tratamento do paciente. Além da imunohistoquímica, os patologistas podem se utilizar de várias outras técnicas para identificar mutações ou alterações genéticas nas células tumorais.

EXPRESSÃO GÊNICA DO TUMOR

Outro teste que vem ganhando espaço, mas ainda não é realizado rotineiramente em nosso meio, é o exame de expressão gênica do tumor. Este exame testa, através de técnicas laboratoriais, quais são os genes que se encontram ativados ou desativados num determinado tumor, determinando um comportamento biológico específico. A expressão (ou falta de expressão) de determinados genes é o que acarreta certos comportamentos da célula tumoral como agressividade, alta proliferação, invasão dos tecidos vizinhos, etc. E, para alguns tumores, já se conhece quais os genes são determinantes do comportamento biológico.

Assim, no câncer de mama, já é comercializado nos Estados Unidos um teste conhecido como Oncotype Dx (realizado pela Genomic Health, na Califórnia), que analisa 21 genes de uma determinada amostra de câncer de mama. Este teste é válido somente para tumores que contêm "receptores hormonais", e consegue classificar os tumores em "baixo risco", "alto risco" e "risco intermediário de recidiva". Este teste é feito em uma lâmina de tecido tumoral, que pode ser enviada por correio.

As pacientes que têm tumor de "baixo risco" normalmente não se beneficiam com o tratamento quimioterápico, mas têm grande benefício com o tratamento hormonal. As de alto risco, entretanto, continuam com chance alta de recidiva se forem tratadas somente com hormonioterapia e, neste grupo, o benefício da quimioterapia é muito grande. As pacientes do grupo intermediário ainda são objeto de debate, e cada caso deve ser discutido individualmente com a paciente.

TRATAMENTOS DIFERENTES

Nas duas pacientes em questão foi isto que aconteceu. As células do câncer de mama de Maria Alice apresentavam marcação muito forte com os anticorpos contra os "receptores hormonais". Estes receptores são proteínas que facilitam a entrada de hormônios no núcleo da célula e permitem que estes hormônios alterem o funcionamento celular. Neste caso, o tumor de Maria Alice era muito rico em receptores de estrógeno e de progesterona, mostrando que as células tumorais dependiam muito destas substâncias para sobreviver. Por isto, ela recebeu um anti-hormônio como tratamento.

Além disto, o patologista descobriu que as células não apresentavam a proteína HER2 na sua superfície, e descobriu que as células daquele tumor tinham uma atividade de proliferação muito baixa - só 4% das células tumorais apresentavam sinais de estarem proliferando; ou seja, era um tumor de crescimento bastante lento e bastante sensível aos anti-hormônios. E além de sensíveis aos anti-hormônios, estas células geralmente são resistentes à quimioterapia. O exame do tumor de Maria Alice mostrou ainda que ela se encontrava no grupo de baixo risco de recidiva, confirmando a baixa agressividade de sua doença. Daí a escolha por um tratamento sem quimioterapia, baseado em anti-hormônios.

As células do tumor de Helena, entretanto, não se tingiram com os anticorpos contra os receptores de estrógeno e progesterona (eram "receptor hormonal negativas"). Portanto, o tratamento com um anti-hormônio não foi indicado, pois os hormônios não têm ação sobre estas células. Por outro lado, suas células se coraram fortemente com o anticorpo contra a proteína HER2, o que fora negativo no caso de Maria Helena.

A presença da proteína HER2 no tumor de Helena confere às suas células agressividade e invasividade aumentadas. As pacientes que apresentam esta proteína na superfície de suas células tumorais são muito mais sujeitas a apresentar metástases num espaço curto de tempo. Além disso, estas metástases tendem a aparecer em vísceras importantes como o fígado, os pulmões e o cérebro. O exame de imunohistoquímica de Helena mostrou ainda uma alta atividade proliferativa: 75% de suas células estavam em processo de proliferação. Daí a necessidade de um tratamento quimioterápico mais agressivo, acompanhado de um anticorpo anti-HER2 durante 1 ano. 

Assim, duas pacientes com doença aparentemente igual receberam tratamentos totalmente diferentes, adaptados às características de suas células tumorais. Ambas receberam tratamento ideal, feito sob medida.

* Sérgio Simon é médico oncologista no Hospital Israelita Albert Einstein, Médico Diretor do Centro Paulista de Oncologia (CPO) e Presidente do GBECAM ( Grupo Brasileiro de Câncer de Mama).

Fonte: msn estilo

Associações de juízes acusam Joaquim Barbosa de agir de forma agressiva

As associações acusam o presidente do Supremo Tribunal (STF) de "falta de respeito institucional" com os magistrados, a advocacia e o Congresso Nacional

Ao final da audiência, o ministro determinou que o vice-presidente da Ajufe, Ivanir César Ireno, abaixasse o tom de voz (Nelson Jr./SCO/STF)

Ao final da audiência, o ministro determinou que o vice-presidente da Ajufe, Ivanir César Ireno, abaixasse o tom de voz

Os presidentes das três principais associações de magistrados do país acusam o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de ter agido de forma “desrespeitosa, premeditadamente agressiva e grosseira” no encontro no qual recebeu dirigentes das entidades, na segunda-feira (8/4). Em nota divulgada à imprensa nesta terça (9/4), as associações indicam que a presidência de Barbosa é um erro a ser corrigido no futuro.
“Como tudo na vida, as pessoas passam e as instituições permanecem. A história do STF contempla grandes presidentes e o futuro há de corrigir os erros presentes”, destaca o texto assinado pelos presidentes das associações dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Toldo; dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra; e dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), João Bosco Coura.

Na reunião de segunda-feira, o presidente do STF acusou os representantes das entidades de terem atuado na “surdina” pela aprovação “sorrateira” da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 544, que cria quatro Tribunais Regionais Federais (TRFs). Durante o encontro, Barbosa afirmou de forma irônica que as novas cortes seriam construídas em “resorts” e “grandes praias”. Ao final da audiência, o ministro determinou que o vice-presidente da Ajufe, Ivanir César Ireno, abaixasse o tom de voz.
Depois de Joaquim Barbosa ter dito que os tribunais foram criados de maneira açodada, Ireno alertou que o tema havia sido debatido no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2010. Barbosa, que também é presidente do órgão, negou. Quando o ministro afirmou que as associações participaram de forma “sorrateira” da aprovação da emenda que cria quatro TRFs, o vice-presidente da Ajufe rebateu. Joaquim Barbosa então o interrompeu: “O senhor abaixe a voz que o senhor está na presidência do Supremo Tribunal Federal.”
Na nota divulgada nesta terça, as associações acusam Barbosa de “falta de respeito institucional” com os magistrados, a advocacia e o Congresso Nacional. “Dizer que os senadores e deputados teriam sido induzidos a erro por terem aprovado a PEC 544, de 2002, que tramita há mais de dez anos na Câmara dos Deputados ofende não só a inteligência dos parlamentares, mas também a sua liberdade de decidir, segundo as regras democráticas da Constituição da República”, afirmam os presidentes da Ajufe, AMB e Anamatra.

As entidades acrescentam que o modo como Joaquim Barbosa tratou os representantes da magistratura não encontra precedente na história do Supremo e ultrapassa “a liberdade de expressão do pensamento”. No texto, as associações reclamam ainda que ,ao permitir que a imprensa acompanhasse a reunião, o presidente do STF “demonstrou a intenção de dirigir-se aos jornalistas, e não aos presidentes das associações, com quem pouco dialogou, pois os interrompia sempre que se manifestavam.”

Fonte: Correio Braziliense

Brasileiro cruza a fronteira atrás de tomate mais barato

O preço recorde do quilo do tomate, que em algumas cidades do Paraná passou dos R$ 8 nesta semana, tem levado consumidores de Foz do Iguaçu a cruzar a fronteira para comprar o produto na Argentina. Nesta terça-feira, o tomate era vendido nos mercados de Puerto Iguazú por cerca de R$ 3 o quilo e, com o aumento repentino da procura, tornou-se mercadoria rara no comércio da cidade vizinha.

"Estamos vendendo o que temos e não é muito", contou o comerciante Antonio Garrido, que somente esta semana disse ter triplicado o estoque e já pensa em reforçar os pedidos aos fornecedores. "Se não conseguir, o jeito vai ser aumentar um pouco os preços porque o tomate está começando a faltar em algumas regiões. Segundo ele, em outros municípios argentinos que fazem fronteira com o Brasil a procura pelo produto também está bem acima do normal.

Apesar de a estratégia de apelar para os países vizinhos em épocas de alta de preços ser bastante comum em regiões de fronteira, a prática neste caso é considerada contrabando, alertam as autoridades brasileiras.

Segundo o chefe do Ministério da Agricultura em Foz do Iguaçu, Antônio Garcez, quem comprar o tomate na Argentina pode perdê-lo, já que o certificado fitossanitário internacional exigido para este tipo de produto só é fornecido no processo de exportação convencional.

Fonte: O POVO on line