terça-feira, 16 de abril de 2013

Tasso deve voltar à política em 2014

10.08.03-18.04.16-tasso_jereissati_-1.jpgO ex-senador Tasso Jereissati já não esconde mais seu desejo em disputar um cargo majoritário em 2014. Nos bastidores, tem feito uma intensa movimentação, convocando sistematicamente aliados para conversar em seu escritório político no Iguatemi. Está em curso, o projeto de retorno de Jereissati à política. Neste intere, um grupo de coordenadores políticos já foi formado para auxiliá-lo.

Atualmente, Tasso preside o Instituto Teotônio Vilela, braço político do PSDB nacional e centro das discussões de projetos para o país. A partir do instituto, o PSDB tem promovido diversos seminários para discutir a política econômica e debater os principais temas nacionais. No senado federal, o pré-candidato do partido a presidência Aécio Neves, tem aumentado o tom contra o governo. Aécio, é a estrela dos seminários realizados pelo PSDB.

O desempenho da candidatura Aécio, é determinante na decisão de Tasso em disputar um cargo majoritário no Ceará. Tasso, sabe que ele (Aécio) é pouco conhecido no Nordeste. Daí, ser imprescindível sua candidatura, para dá visibilidade ao senador mineiro. O ciclo de reuniões já se iniciou e em 2014, Tasso poderá retornar a política do Ceará.

Outro fato que faz Jereissati retardar o lançamento de sua pré-candidatura, é a indefinição no nome do candidato do governador Cid Gomes. Se Eunício Oliveira não for o escolhido, e dado como certo, um racha na base do governo. Está perspectiva, impulsionou uma conversa entre Tasso e Eunício, que deverá ocorrer em maio. Atento, o Palácio Iracema, sede do governo estadual, acompanha a movimentação. Tasso Jereissati deverá disputar o senado. Hoje seu adversário seria o deputado José Guimarães.

Fonte: Miséria

Manifestantes bloqueiam BR-116 para cobrar ações contra a seca

Protesto gerou um engarrafamento com extensão de dois quilômetros

Um protesto para cobrar mais ações de combate à seca realizado pelos agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) gerou um longo engarrafamento, com extensão de 2 quilômetros, na BR-116 na manhã desta terça-feira (16). Os manifestantes ocupam o Canal do Trabalhador, em Pacajus, desde o início da manhã.

Um dos líderes do Movimento, Pedro Neto, revelou que o grupo só deixaria o local quando fosse marcada uma reunião com o governador Cid Gomes. "Nesse momento, estamos recuando para retirar o bloqueio da BR, mas ficaremos acampados às margens do Canal do Trabalhador até haver uma resposta do governo", explica.

Para tentar impedir algum tumulto, agentes da Polícia Rodoviária Federal, soldados do Ronda do Quarteirão e do Comando Tático Motorizado (COTAM) foram enviados ao local.

Dentre as principais reivindicações estão a exigência de políticas públicas efetivas de combate aos efeitos da seca, investimentos para reforma agrária, assentamento imediato de famílias acampadas e evidenciar os problemas que vivem os agricultores do estado.

A mobilização é uma das ações que acontecem em todo o Brasil e faz parte do calendário de lutas que marcam o Abril Vermelho, em referência ao massacre de Eldorado dos Carajás ocorrido em 17 de abril de 1996 no estado do Pará.

Fonte: Diário do Nordeste

Em evento do PT, Dilma diz que inflação está 'sob controle'

Ela disse que alta nos preços vem diminuindo e minimizou índice anualizado. Em discurso, presidente atacou oposição, que chamou de 'pessimista'.

lula-e-dilma-2A presidente Dilma Rousseff buscou minimizar nesta segunda-feira (15) a alta recente nos preços dos alimentos e disse que o governo mantém a inflação sob controle. Em seminário do PT em Belo Horizonte, a presidente também rebateu críticas da oposição sobre o assunto, representadas sobretudo pelo preço do tomate, com elevação de 122,13% em 12 meses, segundo o Indíce Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE na quarta-feira (10).

"Eu vou repetir essa frase, a inflação está sob controle", disse em discurso.

A presidente ainda disse que a inflação já vem diminuindo e, segundo ela, tende a cair nos próximos meses. "A inflação de março foi menor que a de fevereiro, e a de fevereiro tinha sido menor que a de janeiro. A inflação, quando olho para a frente, ela está em queda, apesar do índice anualizado do ano ainda estar acima do que nos queremos alcançar, do que nos queremos de ideal", afirmou.

"Os alimentos também começaram a registrar, mesmo com todas as tentativas de transformar os alimentos no tomate, os alimentos começaram uma tendência a reduzir de preço", completou.

Na quarta-feira passada (10), o IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, usada como base para as metas do governo, apresentou variação de 0,47% março – taxa inferior à registrada no mês anterior, de 0,60%.

No acumulado dos últimos 12 meses, porém, a taxa de inflação é de 6,59%, acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central, que é de 6,5%. A última vez que o índice superou o teto da meta foi em dezembro de 2011, quando atingiu 6,64%.

Os alimentos, porém, registraram alta. Segundo outro indicador, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de março, medido pela Fipe, nos primeiros três meses de 2013, só o tomate subiu 71%; a batata, 46%; a cebola, 69%; e a cenoura, 72%. Nos últimos 12 meses, as hortaliças acumulam alta de 80%, a maior para o período desde 1999.
A presidente também comentou a inflação nos serviços, que tiveram as maiores altas depois dos alimentos. "É sempre bom lembrar que o índice anualizado, ele reflete não a inflação presente ou a futura, ele reflete a inflação que já passou. Nós sabemos que há um aumento nos preços dos serviços devido ao fato que as pessoas melhoraram de vida e compram mais. Mas é um processo que deve acomodar e os preços dos serviços tendem a cair", justificou.

lula-dilma-1

Oposição

Em tom mais político, a presidente disse que faz parte de um governo "no qual nunca negociamos com a inflação, não fazemos concessões e sempre combatemos e combateremos a inflação, principalmente, pelo mal que ela causa para o trabalhador e para os empresários".

Referindo-se aos opositores como "pessimistas", que torcem "para o Brasil dar errado", Dilma lembrou dos alertas no início do ano que apontavam para risco de racionamento de energia, em função do baixo nível nos reservatórios de água nas hidrelétricas.

"Por que eles diziam que ia haver racionamento de energia? Porque esses pessimistas especializados fizeram racionamento de energia neste país em 2001 e 2002. E queriam que nós passássemos por isso. Aliás, eles vêm querendo, se eu não me engano, desde 2005”, afirmou.

“Porque o Brasil não deu certo quando eles eram dirigentes não pode dar certo quando nós somos dirigentes. O pior para eles, é que deu certo. Está dando certo e dará certo.  [...] Eu quero afirmar para vocês que, ao contrário deles, eu sou um otimista com o Brasil”, completou.

Durante o discurso, a presidente Dilma ainda fez um balanço positivo dos 10 anos do PT à frente do governo e ressaltou a importância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "líder da década".

Antes de Dilma, Lula também comentou sobre a inflação, porém, em tom mais irônico. "Já tivemos a novidade do pepino, já tivemos inflação do chuchu e já tivemos de farinha de mandioca. Já tive tudo", ironizou Lula. "Agora, o que eles não sabem é que uma mulher [Dilma ] calejada na luta como essa mulher, não vai permitir que um tomatezinho vai quebrar a força de uma economia de um país", falou.

Ela também destacou as ações do governo federal em Minas Gerais, que nestes 10 anos foi governado, em parte, pela oposição. "Minas recebe um tratamento republicano no meu governo como recebeu do presidente Lula, porque dar tratamento republicano é uma conquista desses 10 anos", disse.

Justiça julga direitos autorais da música 'Ai se eu te pego'

Arrecadação dos direitos autorais da música está bloqueada há um ano. Três jovens ainda reivindicam a coautoria do hit gravado por Michel Teló.

fotomichelnabaladaiii_1Está na pauta desta terça-feira (16) da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ) o julgamento do caso referente à autoria da música ‘Ai se eu te pego’, hit gravado por Michel Teló.

A sessão começa às 8h30 e vai julgar o recurso das estudantes Karine Assis Vinagre e Amanda Grasiele Mesquita Teixeira da Cruz, coautoras da música, que pedem a liberação da arrecadação relativa aos direitos autorais da obra, bloqueada desde março do ano passado.

A pretensão das estudantes teve parecer favorável do Ministério Público, que opinou pelo provimento do recurso.

Em março desde ano, a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu que a autoria da música será julgada em João Pessoa.

Julgamento já teve início

O relator desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque iniciou o julgamento desconsiderando uma ressalva feita pelas estudantes Maria Eduarda Lucena dos Santos, Marcela Quinho Ramalho e Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga, que brigam para também serem coautoras da música e alegaram que as outras jovens entraram com o recurso fora do prazo. Os outros juízes concordaram com a decisão. Porém o julgamento foi suspenso devido a um pedido de vistas do desembargador Abraham Lincoln.

Entenda o caso

aiseeutepego270As três estudantes paraibanas Marcella Quinho Ramalho, Maria Eduarda Lucena dos Santos e Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga entraram na Justiça porque dizem ser coautoras do hit gravado pelo cantor Michel Teló. A ação é contra Sharon Acioly e Antônio Dyggs, que registraram a música, e também contra a Editora Musical Panttanal Ltda, a Teló Produções, a gravadora Som Livre, a Apple Computer do Brasil e o próprio Michel Teló.

As autoras da ação indenizatória querem ter o mesmo direito que foi dado a outras três estudantes em fevereiro de 2012. Elas afirmam que criaram o refrão de 'Ai se eu te pego' durante uma viagem com um grupo de amigas à Disney, em 2006. A brincadeira criada durante a viagem foi levada três anos depois para um show de Sharon Acioly no Axé Moi, em Porto Seguro, onde apenas parte do grupo de garotas esteve presente.

A cantora, impressionada com a brincadeira e pela dança das jovens, resolveu repetir o refrão no palco, dizendo “música nova, composição das minhas três backing vocals de João Pessoa”, conforme mostra um vídeo amador disponibilizado no Youtube. As três jovens que estiveram em Porto Seguro acabaram sendo reconhecidas como coautoras do hit.

As estudantes Karine Vinagre, Amanda Cruz e Aline Medeiros fecharam um acordo extrajudicial com Sharon no dia 4 de fevereiro de 2012 em uma reunião feita em João Pessoa. O advogado André Cabral, que representa estas meninas, não entrou em detalhes a respeito dos valores do acordo firmado com Sharon Acioly e com a Editora Pantanal em respeito à cláusula de confidencialidade.

Na época do acordo, a assessoria de imprensa de Sharon Acioly negou a participação das três meninas que estão questionando na Justiça a autoria na elaboração do refrão de 'Ai se eu te pego'. “Quanto às estudantes paraibanas Marcella Quinho Ramalho, Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga e Maria Eduarda Lucena dos Santos, que vieram recentemente a público para reivindicar suposta participação na autoria, e divulgaram uma alegada disputa incoerente, esclarece-se que a mesma não é reconhecida pelos verdadeiros compositores e coautores da obra”, dizia a nota.

Forte terremoto no Irã mata pelo menos 45

Tremor teve magnitude 7,8, segundo agência geológica dos EUA. Houve mortes no Irã, diz TV estatal, e no Paquistão, dizem autoridades.

karachi

Um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu o Irã nesta terça-feira (16), segundo o Serviço Geológico dos EUA, e matou pelo menos 45 pessoas, segundo a imprensa oficial e as autoridades locais.

Foram 40 mortos no Irã, segundo a TV estatal e 5 no vizinho Paquistão, de acordo com as autoridades.

A cidade de Saravan sofreu fortes danos, segundo a agência Sars. A transmissão de energia e os sistemas de comunicação caíram na província do Sistão-Baluchistão, segundo a TV estatal.

Uma autoridade do governo disse à agência Reuters que o tremor pode ter deixado centenas de mortos.

Já um funcionário do centro de crises do governo iraniano disse à agência semioficial Isna que não há relato oficial de mortes até agora.

O tremor ocorreu próximo à fronteira com o Paquistão, às 15h44 locais (7h44 de Brasília), a uma profundidade de 15 quilômetros, e a 86 quilômetros da cidade de Khash, em uma área de montanhas e deserto.

 

Paquistão

No Paquistão, morreram três mulheres e duas crianças na queda de uma casa no distrito de Panjgur, na província do Baluchistão.

 

Golfo Pérsico e Índia

O abalo também foi sentido no Golfo Pérsico e em Nova Déli, na Índia, segundo testemunhas.

Em Nova Déli, prédios altos tremeram, fazendo as pessoas correrem para as ruas, segundo testemunhas.

Moradores também deixaram edifícios no Qatar e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Os sismólogos iranianos mediram o tremor como de magnitude 7,5.

Cinco equipes de resgate foram enviadas para as cidades de Saravan e Khash para avaliar os danos, informou o diretor do Crescente Vermelho iraniano, Mahmud Mozafar, citado pela agência Isna.

 

37 mortos semana passada

Um outro terremoto, de magnitude 6,3, atingiu o Irã perto da única usina nuclear do país no dia 9 de abril, matando 37 pessoas e deixando 850 feridos, ao destruir casas e devastar dois vilarejos.

A maioria da instalações de atividade nuclear do Irã está localizada na região central ou no oeste do país, incluindo a usina nuclear de Bushehr, que fica na costa do Golfo.

A empresa responsável pela construção da usina afirmou que o complexo não foi danificado pelo tremor desta terça.

 

Terremotos anteriores

O Irã fica sobre várias falhas sísmicas e já sofreu vários terremotos devastadores.

O mais violento dos últimos anos matou 31 mil pessoas em Bam, no sul do país, em 2003.

Em agosto de 2012, dois tremores de 6,3 e 6,4 graus mataram 306 pessoas perto da cidade de Tabriz, no noroeste.

Jornal publica vídeo do momento das explosões na Maratona de Boston

Gravação registra as duas explosões na linha de chegada da prova. Incidente deixou pelo menos 2 mortos e dezenas de feridos.

O jornal “The Boston Globe” publicou em seu canal no YouTube um vídeo que registra o momento exato das duas explosões ocorridas durante a Maratona de Boston, nos EUA, nesta segunda-feira (15).

Vídeo de 2 minutos e meio mostra momento exato das explosões