sexta-feira, 6 de março de 2015


 material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,renan-pede-acesso-a-processos-da-lava-jato-no-supremo,1645721O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,renan-pede-acesso-a-processos-da-lava-jato-no-supremo,1645721O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,renan-pede-acesso-a-processos-da-lava-jato-no-supremo,1645721

STF deve divulgar hoje nomes de Políticos que serão investigados

Os nomes dos políticos que serão investigados por suposta participação no esquema de corrupção deflagrado pela Operação Lava Jato devem ser divulgados na tarde desta sexta-feira, 06, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os pedidos de abertura de inquérito foram encaminhados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Tribunal na noite da última terça-feira, mas estão sob sigilo. O ministro Teori Zavascki, relator dos casos da Lava Jato no Supremo, deve divulgar nas próximas horas as informações, após decidir sobre a retirada do segredo de cada um dos casos.

O teor dos 28 pedidos de investigação será conhecido ao mesmo tempo. Zavascki quer evitar que um nome seja divulgado oficialmente antes dos demais. Além da autorização para o início das investigações, também deve ser conhecido o conteúdo das peças enviadas pelo Ministério Público, com trechos de depoimentos colhidos na Lava Jato.

Os pedidos de investigação são baseados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Os delatores citaram o envolvimento de parlamentares de cinco partidos: PT, PMDB, PP, PSDB e PSB.

No total, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a investigação de 54 pessoas com ou sem foro especial perante o STF. Conforme revelou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, aproximadamente 45 desses nomes são de deputados e senadores com mandato.

Já se sabe que estão na lista de futuros investigados os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Fernando Collor (PTB-AL).

Também serão conhecidos nesta tarde os sete arquivamentos remetidos por Janot ao Supremo, entre eles a menção ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) e ao ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) nas delações.

A lista de parlamentares envolvidos ainda pode crescer, com o avanço das investigações e com novos depoimentos colhidos em acordo de delação premiada no âmbito da Lava Jato.


Fonte: O POVO Notícias