O próximo papa chamar-se Pedro II, segundo as profecias de São Malaquias. Antes mesmo que se cumpra o vaticínio já existe um Pedro na linha de sucessão de Bento XVI. E que, por coincidência, nasceu em solo brasileiro. É o arcebispo de São Paulo, cujo nome completo é dom Odilo Pedro Scherer.
Seu nome passou a ser citado entre os candidatos ao trono de Pedro, segundo revela hoje o site Vaticano Insider, do jornal La Stampa, publica um comentário no qual o nome de dom Odilo é citado como um forte nome.
Embora os nomes mais consideráveis sejam do reitor Angelo Sodano e do cardeal Giovanni Batista, o texto da publicação lembra que, dentro e fora do Vaticano, há uma movimentação entre os prelados para que assuma a cátedra de Pedro um representante da América Latina.
O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer tem 63 anos. É uma boa idade. Ele trabalhou entre 1994 e 2001 como representante oficial da Conferência dos Bispos. Tem promovido o episcopado na América Latina. Uma uma boa visão, um sobrenome alemão e fala um fluente italiano.
Claro que essa é uma avaliação dos analistas Gerard O´Connell e Andre Tornellio, a partir do que eles prescrutam entre os bastidores do Vaticano, salientando que há nomes como o do Prefeito da Congregação para o Clero, Mauro Piacenza e do argentino - nascido italiano – Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.
O futuro dirá quem está com a razão.
Por Nonato Albuquerque – Jangadeiro On line