Mais duas casas de show foram interditadas ontem, durante vistorias do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O relatório consta no site da Corporação. Dessa vez, os estabelecimentos barrados foram as boates Oceanos e Republik. Elas se juntam a quatro outros locais de shows, cujas inspeções de prevenção de incêndios impedem seu funcionamento. O POVO mostrou ontem que as casas de apresentações musicais Kukukaya e Terraço, e as boates L4 Up Club e Meet Music & Loung foram interditadas por não possuírem o obrigatório Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).
Os proprietários da Oceanos e da Republic não foram localizados pela reportagem até o fechamento da matéria. Na boate Oceanos, que integra o Complexo Armazém, um vigilante informou somente que “está com um tempo que a boate está fechada para reforma”. Sem certezas, arriscou “mais de 15 dias.”
As outras interditadas
No site da casa de show Kukukaya na Internet, a programação para este sábado, 2, parece continuar valendo. Há apresentações agendadas para hoje e amanhã. Pela página do estabelecimento na rede social Facebook, um aviso aos frequentadores informava, ontem, que o local “tem duas grandes saídas de emergência, extintores de incêndio e sinalização; além de ser uma casa aberta e arejada. Nossos documentos estão ok com as autoridades”. No aviso também dizia que “o Kukukaya não foi nem será interditado”. O POVO tentou conversar com o gerente Felipe Augusto, mas as ligações não foram atendidas.
O gerente da casa L4 Up Club, Luiz Barbosa, disse que o problema da boate não era de segurança, mas documental. “A gente só não tinha dado entrada na documentação que diz que está tudo ok”, explicou. A apresentação dos papéis ao Corpo de Bombeiros, segundo ele, ocorreu ontem. “Esperamos que amanhã já dê para funcionar”, destacou.
A assessoria de imprensa da boate Meet Music & Lounge disse que já regularizou a pendência de segurança verificada pelo Corpo de Bombeiros. Informou que está disponível mais um portão com acesso à rua, além da saída lateral para a área externa. Acrescentou que aguarda liberação do CBMCE e ainda não existem certezas se o estabelecimento funcionará no fim de semana.
As ligações ao Terraço Bar continuaram sem atendimento durante a tarde e início da noite de ontem. A página do espaço na Internet diz somente que, durante os dias 1º e 2 de fevereiro, a casa de show vai estar fechada.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Fortaleza informou que ainda não recebeu do Corpo de Bombeiros nenhuma notificação que torne formal ao Município a interdição documental feita às seis casas de show pela Corporação. A fiscalização do cumprimento da ordem legal vinda dos Bombeiros só pode ser feita pela Prefeitura. Quanto aos alvarás de funcionamento dessas casas, segundo a assessoria, somente na próxima semana será entregue uma listagem com tais dados.
O POVO entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para saber mais detalhes da operação de ontem, mas não houve retorno.
ENTENDA A NOTÍCIA
As vistorias para averiguar a existência obrigatória de um Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) em boates e casas de show foram intensificadas após a tragédia em Santa Maria (RS), onde 235 pessoas morreram.
Serviço
Denúncia de casas de show em situação irregular podem ser feitas para a Polícia.
Ciops: 190
As denúncias também podem ser feitas para a Coordenadoria de Atividades Técnicas dos Bombeiros.
Telefone: 3101 2223
Fonte: O Povo